Iniciar a trajetória profissional não é tarefa fácil. Além da concorrência do mercado de trabalho, o aspecto emocional pode tornar esse desafio ainda maior. A boa notícia é que, com algumas dicas simples, é possível driblar os problemas e acertar no primeiro passo.
Confira abaixo o que é fundamental na hora de se preparar para a jornada profissional. Uma grande carreira começa com confiança e atenção nos detalhes, quer ver?
Dar start na carreira pode gerar ansiedade, mas todos passam pelo momento de dar o primeiro passo. Por isso, é bacana conversar com amigos e familiares que possam tirar dúvidas e tranquilizá-lo.
Se você tiver referências próximas na área em que deseja atuar, ainda melhor. Essas pessoas poderão dar dicas práticas sobre o universo profissional. Afinal, cada segmento prioriza algumas habilidades e competências e você pode focar no desenvolvimento das principais delas.
Além das pessoas próximas, faz sentido você acompanhar as mídias sociais (Twitter, YouTube, Instagram e até LinkedIn) de profissionais que são referências para você. Assim, conseguirá aprender mais sobre o ambiente corporativo e os valores do nicho profissional.
Essa é uma ótima oportunidade porque até poucos anos atrás havia uma enorme distância entre os atores responsáveis por tomar decisões estratégicas e os profissionais que desejavam ingressar nas organizações. Hoje, porém, há uma enorme gama de informações disponíveis na internet.
Lembre-se também de que mesmo as pessoas que você mais admira profissionalmente passaram pelo momento que você vive agora: a busca pelo primeiro emprego.
Quando ingressamos no mercado de trabalho, não dispomos da maturidade que só o tempo é capaz de trazer, mas isso não significa que se pode abrir mão de um roteiro. Afinal, “barco que navega sem destino não chega a lugar nenhum”!
A partir da sua leitura de mundo, enriquecida pela escuta de pessoas que podem ajudá-lo na definição de metas adequadas à sua realidade, crie um plano para iniciar sua carreira. Pode ser algo de curto prazo, como 2 anos, mas tenha um norte. Isso dará segurança a você e facilitará a conquista do 1° emprego.
Com um plano em mãos, é hora de se candidatar às primeiras vagas. Essa é a fase mais importante e é nelas que começam a surgir as entrevistas. Por isso, é importante dedicar atenção a essa etapa.
Como qualquer experiência nova, as entrevistas podem deixar você um pouco ansioso e isso faz parte da vida profissional. Mas, em vez de serem um terror, elas podem ser ótimas oportunidades de se ambientar. Mesmo em um processo seletivo no qual você não tenha ido bem, fica o aprendizado para as próximas tentativas.
Lembre-se também de que você é um profissional que está entrando agora em campo e é normal não ter domínio de alguns elementos. Ninguém espera de você a mesma bagagem de profissionais de alto escalão ou com uma jornada maior.
Caso se sinta muito inseguro, procure suas referências pessoais para simular um ambiente de entrevista. Algumas perguntas-chave são recorrentes (quem é você? o que você espera conquistar com essa vaga?), então se antecipe a elas. Isso dará mais tranquilidade no dia da entrevista real.
Por fim, uma dica extra: cuide da sua apresentação. Seja pontual, esteja asseado e com roupas na medida: nem muito chique, nem desajeitado. Vista-se e se comporte como um primeiro dia de trabalho; afinal, se você for contratado, será isso mesmo!
Fonte: Vagas.
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!