Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
A forma como uma ideia é apresentada faz toda a diferença. Determinada abordagem faz mais sentido para alguns grupos, enquanto outros precisam de uma nova perspectiva. Na comunicação, o avanço tecnológico está possibilitando que a interação entre empresas e clientes seja cada vez mais personalizada e eficiente. Confira como a tecnologia e a inovação podem transformar uma estratégia de comunicação.
Uma pesquisa publicada pela Global Agenda Council, ligada ao Fórum Econômico Mundial, revelou que por volta de 2023 em torno de 90% da população mundial terão acesso a um smartphone e que os aparelhos tendem a ser cada vez mais inovadores e parecidos com supercomputadores.
Esse cenário indica que as empresas precisam se adaptar e repensar a forma como se relacionam com seus clientes, pois suas estratégias precisam levar em conta que esses consumidores querem um atendimento rápido, claro e personalizado. Para atender a essa demanda, algumas novidades já estão inseridas no mercado e podem ser incluídas em estratégias de comunicação.
As Inteligências Artificiais (IA) são capazes de revolucionar a comunicação entre clientes e empresas, pois funcionam a partir de análise de dados e são capazes de tomar decisões estratégicas antes, durante e depois de interações com consumidores. Elas podem prever comportamentos de clientes e agir de acordo com que a empresa deseja, seja oferecendo serviços, produtos ou soluções.
Algum tempo atrás, quando um cliente era impactado por uma campanha de marketing, ele mesmo precisava entrar em contato com a empresa fornecedora por meio de um telefone. O fechamento do negócio era demorado e burocrático. Porém, com a chegada de ferramentas como mensagens instantâneas, aplicativos e mídias sociais, esse problema passou a ser menos relevante, e o consumidor passou a ser atendido de forma mais rápida.
Atualmente, as empresas ainda podem incluir mais uma ferramenta poderosa em suas estratégias de comunicação: os chatbots. Trata-se de aplicações diretas de uma inteligência artificial em chats de mídias sociais, sites ou aplicativos, a qual consegue analisar o perfil do cliente e atendê-lo de forma rápida e personalizada, oferecendo soluções úteis com base em dados do próprio consumidor.
Outra ideia inovadora que pode mudar a comunicação entre consumidor e empresas é a realidade aumentada. Isso porque ela é capaz de sobrepor objetos e informações virtuais sobre um ambiente real por meio de óculos especiais e, assim, fazer com que o atendimento aos consumidores seja mais sensorial, mesmo que remotamente.
As estratégias de comunicação precisam recorrer a esses avanços tecnológicos porque os consumidores estão em busca de atendimentos individualizados e imediatos. Porém, além de maximizar a experiência do usuário, a inovação na comunicação pode favorecer o banco de dados das empresas, uma vez que acompanha os hábitos e os interesses do consumidor e guarda informações que podem ser utilizadas em estratégias futuras, gerando assim um ciclo de comunicação personalizado.
Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Sistemas da Informação.