6 dicas para trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Conciliar trabalho e estudos até pode ser um desafio, mas quem está nessa situação e gosta das duas coisas sabe o quanto vale a pena se esforçar para manter um emprego ao mesmo tempo que faz uma pós-graduação, por exemplo.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Diante dessa jornada, você precisa ter um bom desempenho nos dois mundos, equilibrar os interesses. Isso é possível, mas exige foco e dedicação.

Com pequenas dicas e algumas mudanças no seu cotidiano, o seu dia pode fluir de forma mais simples e render em ambas as atividades.

Conheça a seguir algumas dicas para trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

1. Crie uma rotina

O começo dessa dupla jornada pode até parecer complicado, mas é importante passar as primeiras semanas e estabelecer uma rotina bem definida das atividades, de preferência com horários fixos, um calendário em longo prazo e um cronograma de tarefas que precisa ser seguido de forma disciplinada.

Estabeleça um horário certo para começar e terminar de estudar. Defina também quais são as matérias do dia ou quais tarefas terão a sua atenção naquele momento.

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Ao mesmo tempo, defina um tempo livre para esfriar a cabeça ou um dia sem aulas para você dedicar ao lazer.

Traçar metas também é uma boa estratégia, já que isso faz com que você se empenhe ainda mais para cumprir os objetivos — e ter a sensação boa ao ver uma lista de conquistas no fim de uma etapa.

2. Faça uma pausa

Acabou o expediente e você vai direto para a sala de aula, ou vice-versa? Essa correria de trabalhar e estudar pode ser prejudicial para o seu desempenho, além de deixar você cansado no final do dia. Porém, fique tranquilo, pois há maneiras de contornar isso!

Procure fazer uma pausa entre a troca de estudos e trabalho para aguentar o ritmo e manter-se concentrado. Uma breve distração é o suficiente para você “virar a chave”, se desconectar do que estava fazendo antes e relaxar um pouco antes de ficar horas focado novamente.

Essas atividades de descanso entre trabalho e estudo podem incluir fazer uma refeição, praticar atividades físicas, bater um papo com os colegas, ver televisão ou outras práticas que fazem você se sentir melhor e mais relaxado. Até mesmo só descansar ou tirar um cochilo rápido está valendo.

3. Avise chefe e professores

Estava trabalhando e vai começar a estudar ao mesmo tempo? Ou conseguiu um emprego no meio do semestre? Em ambos os casos, é importante avisar a pessoa responsável — seja o chefe ou o professor encarregado da orientação acadêmica — sobre a sua dupla jornada.

Isso faz com que os dois lados sejam compreensivos no caso de pequenos atrasos, por exemplo, além de permitir flexibilizações.

Para muitas empresas, é um privilégio manter no quadro de colaboradores um funcionário que se dedica aos estudos, e isso pode ser inclusive incentivado.

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Por outro lado, instituições de ensino compreendem a sua decisão de não se dedicar exclusivamente aos livros, e você pode ter a opção de se comprometer com atividades que aconteçam apenas no seu período livre.

4. Absorva o melhor de trabalhar e estudar

Os setores dos seus estudos e negócios podem ser bem diferentes entre si, mas é possível usar as principais qualidades adquiridas de um desses universos no outro — e se destacar duplamente por isso.

No ambiente de trabalho, use o vocabulário aprendido nas leituras para se comunicar com os colegas e clientes, aplique métodos de análise, tenha senso crítico para tudo e, por ter adquirido o hábito da leitura, devore obras e documentos relacionados com o emprego.

Já no momento das aulas, aplique o senso de organização nos estudos que foi adquirido no escritório durante o expediente. Além disso, mantenha o foco nas explicações ou nas produções acadêmicas, assim como você faz durante reuniões importantes.

5. Planeje em longo prazo

Nem todos os semestres na pós-graduação são iguais — e você pode se beneficiar muito por planejar com antecedência para evitar surpresas indesejadas.

Confira quais são as aulas e tarefas dos meses seguintes: você pode ter menos aulas ou então precisar se dedicar a trabalhos finais que vão exigir mais do seu tempo.

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Assim, você já sabe com antecedência se vai se dedicar ainda mais aos estudos, flexibilizar o horário do expediente ou ter mais tempo livre para aproveitar durante o dia.

6. Não desista!

Essa dica pode parecer básica para quem quer trabalhar e estudar ao mesmo tempo, mas é importante evitar qualquer forma de desânimo.

O cansaço bateu? Descanse. Os prazos estão apertados? Organize-se ou negocie com os responsáveis. O importante aqui é não se dar por vencido e manter a cabeça erguida.

É possível conciliar emprego e estudos, e você é duplamente recompensado quando conseguir unir as duas coisas.

Afinal, posicionar-se no mercado de trabalho já é uma vitória, e fazer isso enquanto aumenta os próprios conhecimentos, contribuir para a produção científica e se tornar ainda mais qualificado é algo que deve te orgulhar.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

1030cookie-check6 dicas para trabalhar e estudar ao mesmo tempo