7 dicas de como se portar dentro da empresa

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo LinkedIn, rede social que conecta profissionais e empresas, as competências sociais estão entre as mais procuradas por recrutadores em todo o mundo.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

É preciso ter uma combinação de competências que incluem capacidades técnicas apuradas e as chamadas soft skills, habilidades sociais. Entre as qualidades mais desejadas pelas grandes empresas do mercado estão liderança, comunicação, colaboração e gerenciamento de tempo.

É importante lembrar que algumas regras de etiqueta não devem ser deixadas de lado, mesmo nas empresas mais modernas e descoladas, afinal, trabalho ainda é trabalho. Ter uma conduta ética e adequada ao ambiente pode ser o motivo pelo qual diversos profissionais crescem na carreira e se destacam, enquanto outros não.

Então listamos aqui algumas orientações essenciais para quem está entrando no mercado de trabalho:

1. Seja pontual

(Fonte: Giphy)

Essa é uma regra de ouro em qualquer local e setor. Na chegada, na entrega de projetos, em reuniões ou ligações, pontualidade é sempre bem recebida e valorizada, sem contar que é um sinal de respeito com o tempo das outras pessoas que estão trabalhando com você. Seus superiores estarão de olho nisso, então vale a pena caprichar.

2. Preste atenção ao se vestir

(Fonte: Giphy)

Há locais que permitem roupas casuais e há ambientes que pedem trajes sociais. A primeira orientação é saber como é o local de trabalho e como seus colegas se vestem. Nossas roupas dizem muito sobre nossa personalidade e quem somos como profissionais, por isso evitar roupas chamativas, que se destaquem negativamente, é uma boa pedida, afinal é o seu desempenho que deve sobressair.

3. Seja educado sempre!

(Fonte: Giphy)

Essa dica corre o risco de ser repetitiva, mas nunca é demais enfatizar: ser educado e gentil o levará longe! Independentemente da área de atuação, qualquer profissional deve ser cortês, atencioso e simpático com clientes, fornecedores, colegas e superiores. Acredite, ter isso a seu favor conta muito.

4. Siga o código de ética

(Fonte: Giphy)

Toda empresa tem um código próprio de regras que norteiam os comportamentos esperados de seus colaboradores. Não é preciso dizer que esse documento deve acompanhar todas as suas decisões e comportamentos, não é mesmo? Então aproveite para conhecer o código de ética da sua empresa, bem como a visão, a missão e os valores da companhia. Saber o que é esperado de você e como isso pode ser feito facilita muito a vida de qualquer profissional.

5. Seja organizado

(Fonte: Giphy)

Ser uma pessoa organizada poupa tempo e preocupação, e isso não são só seus pais que dizem. Mesmo que não seja algo natural e comum para você, vale a pena procurar ser organizado tanto em seu ambiente de trabalho como na gestão de suas tarefas. Além de economizar tempo e permitir que você domine as tarefas ao invés de ser engolido por elas, mostra que você é capaz de lidar com diferentes cenários.

6. Tenha cuidado com as redes sociais

(Fonte: Giphy)

Durante o horário de trabalho, você representa a empresa para a qual trabalha, e é esperado que dedique esse tempo para as atividades que deve realizar. Por mais óbvio que isso pareça, é preciso lembrar que as distrações e as redes sociais estão cada vez mais presentes e acessíveis a todos. É fácil checar somente uma mensagem e se deixar levar por uma infinidade de memes, piadas, fotos, likes e outras oportunidades de diversão, então tenha cuidado para não exagerar e chamar atenção por ser conectado demais — na sua vida pessoal.

7. Não confunda colegas com amigos

(Fonte: Giphy)

Em geral, é seguro dizer que passamos mais tempo com as pessoas com quem trabalhamos do que com familiares e pessoas que amamos. É com eles que partilhamos desafios de trabalho e conquistas e desabafamos quando algo dá errado, já que eles fazem parte desse universo. No entanto, é preciso traçar uma linha para que colegas não sejam confundidos com amigos e isso atrapalhe sua vida profissional. Cruzar essa linha pode ser complicado quando for hora de cobrar prazos ou dar feedbacks.

Confira mais dicas para potencializar sua carreira!

Este conteúdo foi útil para você?

700cookie-check7 dicas de como se portar dentro da empresa