7 dicas de como se portar dentro da empresa

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo LinkedIn, rede social que conecta profissionais e empresas, as competências sociais estão entre as mais procuradas por recrutadores em todo o mundo.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

É preciso ter uma combinação de competências que incluem capacidades técnicas apuradas e as chamadas soft skills, habilidades sociais. Entre as qualidades mais desejadas pelas grandes empresas do mercado estão liderança, comunicação, colaboração e gerenciamento de tempo.

É importante lembrar que algumas regras de etiqueta não devem ser deixadas de lado, mesmo nas empresas mais modernas e descoladas, afinal, trabalho ainda é trabalho. Ter uma conduta ética e adequada ao ambiente pode ser o motivo pelo qual diversos profissionais crescem na carreira e se destacam, enquanto outros não.

Então listamos aqui algumas orientações essenciais para quem está entrando no mercado de trabalho:

1. Seja pontual

(Fonte: Giphy)

Essa é uma regra de ouro em qualquer local e setor. Na chegada, na entrega de projetos, em reuniões ou ligações, pontualidade é sempre bem recebida e valorizada, sem contar que é um sinal de respeito com o tempo das outras pessoas que estão trabalhando com você. Seus superiores estarão de olho nisso, então vale a pena caprichar.

2. Preste atenção ao se vestir

(Fonte: Giphy)

Há locais que permitem roupas casuais e há ambientes que pedem trajes sociais. A primeira orientação é saber como é o local de trabalho e como seus colegas se vestem. Nossas roupas dizem muito sobre nossa personalidade e quem somos como profissionais, por isso evitar roupas chamativas, que se destaquem negativamente, é uma boa pedida, afinal é o seu desempenho que deve sobressair.

3. Seja educado sempre!

(Fonte: Giphy)

Essa dica corre o risco de ser repetitiva, mas nunca é demais enfatizar: ser educado e gentil o levará longe! Independentemente da área de atuação, qualquer profissional deve ser cortês, atencioso e simpático com clientes, fornecedores, colegas e superiores. Acredite, ter isso a seu favor conta muito.

4. Siga o código de ética

(Fonte: Giphy)

Toda empresa tem um código próprio de regras que norteiam os comportamentos esperados de seus colaboradores. Não é preciso dizer que esse documento deve acompanhar todas as suas decisões e comportamentos, não é mesmo? Então aproveite para conhecer o código de ética da sua empresa, bem como a visão, a missão e os valores da companhia. Saber o que é esperado de você e como isso pode ser feito facilita muito a vida de qualquer profissional.

5. Seja organizado

(Fonte: Giphy)

Ser uma pessoa organizada poupa tempo e preocupação, e isso não são só seus pais que dizem. Mesmo que não seja algo natural e comum para você, vale a pena procurar ser organizado tanto em seu ambiente de trabalho como na gestão de suas tarefas. Além de economizar tempo e permitir que você domine as tarefas ao invés de ser engolido por elas, mostra que você é capaz de lidar com diferentes cenários.

6. Tenha cuidado com as redes sociais

(Fonte: Giphy)

Durante o horário de trabalho, você representa a empresa para a qual trabalha, e é esperado que dedique esse tempo para as atividades que deve realizar. Por mais óbvio que isso pareça, é preciso lembrar que as distrações e as redes sociais estão cada vez mais presentes e acessíveis a todos. É fácil checar somente uma mensagem e se deixar levar por uma infinidade de memes, piadas, fotos, likes e outras oportunidades de diversão, então tenha cuidado para não exagerar e chamar atenção por ser conectado demais — na sua vida pessoal.

7. Não confunda colegas com amigos

(Fonte: Giphy)

Em geral, é seguro dizer que passamos mais tempo com as pessoas com quem trabalhamos do que com familiares e pessoas que amamos. É com eles que partilhamos desafios de trabalho e conquistas e desabafamos quando algo dá errado, já que eles fazem parte desse universo. No entanto, é preciso traçar uma linha para que colegas não sejam confundidos com amigos e isso atrapalhe sua vida profissional. Cruzar essa linha pode ser complicado quando for hora de cobrar prazos ou dar feedbacks.

Confira mais dicas para potencializar sua carreira!

700cookie-check7 dicas de como se portar dentro da empresa