O feedback em um contexto corporativo é um comentário sobre os resultados do trabalho, das ações ou sobre o perfil de um colaborador. É uma importante ferramenta para a avaliação do trabalho e também para o incentivo da equipe, que pode entender em quais áreas é possível melhorar e receber reconhecimentos.
Algumas organizações vêm adotando uma ferramenta chamada feedback 360°. Nesse modelo, o feedback é feito para toda a equipe, inclusive para chefes, gerentes e gestores. Fazer uma avaliação do trabalho do seu superior pode ser uma tarefa assustadora, mas pesquisas mostram que os resultados alcançados são importantes.
Críticas construtivas, principalmente quando baseadas em dados, podem exemplificar como seu gerente pode melhorar em questões pontuais e, com isso, todo o trabalho da equipe, e até da empresa, pode ser beneficiado.
Confira cinco dicas para tornar o feedback para seu chefe mais fácil e assertivo:
Prefira a reunião presencial
Apesar de muitas situações poderem ser resolvidas com uma mensagem ou um e-mail, no caso do feedback é importante buscar uma reunião presencial ou pelo menos uma videochamada. Isso é importante para mostrar sua linguagem corporal e não deixar que ocorram “ruídos” na comunicação.
Considere o perfil do gerente
Antes de se reunir com o seu gerente, considere o perfil dele e trace uma estratégia para que seus argumentos sejam entendidos da melhor forma. Caso seu chefe tenha um perfil analítico, vir munido de dados pode ser mais importante do que um discurso mais extenso; caso ele seja mais informal, pode-se ter uma reunião mais leve, mas que não deixe de apresentar as questões que precisam ser discutidas.
Prepare seus argumentos
Situações nas quais as atitudes dos chefes atrapalham a produtividade da equipe acontecem, mas, para apresentar essa crítica ao seu chefe, é importante estar munido de dados, bem como de situações reais e práticas para ilustrar o que você diz. Se, por exemplo, o número de reuniões semanais está atrapalhando outras atividades, leve relatórios mostrando quanto tempo é gasto com isso. Se alguma atitude atrapalhou a comunicação com algum cliente, leve os comentários e o feedback deste para seu chefe.
Não se esqueça de ter empatia, nunca é bom ouvir algo que fazemos de errado, mas a forma como isso é dito pode ajudar no processo de mudança.
Faça críticas construtivas e elogios
Uma reunião que foca apenas em pontos negativos pode se tornar muito pesada rapidamente, por isso lembre-se de comentar os pontos que você avalia positivamente na atuação do seu superior. Cite situações práticas em que o desempenho dele ajudou a equipe a resolver problemas internos ou com clientes.
Quando for o momento de fazer as críticas, lembre-se de fazê-las de maneira construtiva, ou seja, sugerindo maneiras de corrigir ou lidar com as situações citadas.
Esteja aberto para o feedback
Depois de feitas as suas considerações é hora de ouvir o outro lado da história. Esteja aberto e receptivo para entender as razões para as demandas do seu chefe, mas seja assertivo nas suas colocações.
Lembre-se de que independente de opiniões há limites que nunca devem ser ultrapassados nas relações de trabalho, portanto se você estiver diante de uma situação de assédio moral é hora de procurar os Recursos Humanos (RH) da sua empresa ou até autoridades.
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Fonte: Voitto, Agendor, Siteware, Feedz, Ludospro, Vaipe, 4Search, Actio.