Na hora de empreender, é comum que se busque apoio das pessoas mais próximas, e, para desmistificar o ditado “amigos, amigos, negócios à parte”, existem diversos argumentos positivos para iniciar parcerias como essa.
Conhecer antecipadamente o perfil do sócio auxilia na distribuição de responsabilidades para os diversos setores de uma empresa. Isso pode ser ainda mais interessante quando há confiança, respeito, admiração e interesses semelhantes, mas mesmo assim alguns cuidados são necessários.
Confira algumas dicas e saiba como tornar a parceria comercial tão certeira quanto a amizade.
No início de um projeto, o que fica mais evidente são os pontos positivos e a esperança elevada em relação ao empreendimento, mas, sob pena de sucumbirem, negócios criados a partir da confiança mútua precisam estabelecer regras muito nítidas sobre o papel de cada um dos envolvidos.
Definir antecipadamente a participação de cada pessoa é importante, e distribuir responsabilidade e carga horária para os sócios é o primeiro passo. Não sobrecarregue um dos lados. Leve sempre em conta o percentual societário de seu cofundador para combinar a atuação proporcional.
Aqui vale o dito popular “O combinado não sai caro”; ou seja, a comunicação sincera é fundamental. A transparência na rotina é importante para alinhar a meta da empresa, então não protele insatisfações ou atitudes divergentes dos objetivos almejados. Isso preservará a empresa (além de amigos e sócios).
Um sócio em quem se possa confiar vale ouro, mas não diminui a importância de uma boa comunicação. A nitidez em relação a encontros e divergências e o que se pensa dos rumos do negócio precisa ser reforçada — sobretudo em momentos difíceis.
As crises fazem parte de qualquer empresa, e em alguns períodos é preciso demitir pessoas, aumentar o capital social, alterar a configuração societária ou lidar com outras situações que exigem coerência e determinação. Fazer isso com uma dupla exige disposição de encontrar sínteses, então mantenha o foco e se concentre em oportunidades e maneiras de administrar situações tensas para que causem o menor impacto possível no negócio. Se necessário, busque ajuda profissional de especialistas na área afetada e, é claro, dos sócios.
Durante a pandemia de covid-19, muitas empresas faliram ou fecharam suas portas temporariamente, por exemplo, mas são muitas as variáveis que interferem no sucesso, por isso é necessário considerar as crises em um âmbito geral. E, quanto menos isolado você estiver, melhor, já que duas cabeças pensam melhor do que uma.
Ainda que a empresa tenha sido criada com foco específico em um segmento do mercado, esteja atento para eventuais ajustes e até mudanças de planos. No mundo corporativo, nada é estático, e estar acompanhado de um amigo pode ser algo vantajoso.
Mantenha seu sócio sempre atualizado de eventuais oportunidades e se prepare para alterar o direcionamento do negócio, caso necessário. Esteja aberto a receber ideias novas, diferentes daquelas em torno das quais vocês uniram forças. Portanto, seja flexível.
Além disso, mantenha-se informado. Invista parte de seu tempo em palestras, cursos e encontros, pois nessas oportunidades poderá conhecer novas tendências e observar quais inovações sua concorrência lançou. Com duas pessoas lendo o mercado, a probabilidade de acerto é maior.
Não tenha medo de redefinir suas metas para o novo cenário. Esteja pronto para continuar, peça e dê apoio. O otimismo inicial que seu sócio injetou em seus sonhos deve permanecer. E lembre-se: crises são temporárias e desafios aparecerão, mas ter ao lado um parceiro de negócios confiável e que compartilha interesses comuns é algo a se valorizar.
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Fonte: Prolucro, Terra, ES Brasil.