Profissionais afirmam que a expectativa de adesão do trabalho remoto para os próximos 10 anos se consolidou durante a pandemia. Modalidades como o anywhere office e o home office conquistaram o mundo e ganharam muitos adeptos.
Com o avanço das vacinas, muitas indústrias enfrentam resistência dos trabalhadores em retornar ao trabalho presencial. Não é para menos: uma pesquisa do portal estadunidense OfficeVibes mostrou que 70% dos entrevistados relataram que se sentem mais saudáveis física e psicologicamente, após flexibilizarem suas jornadas.
Segundo o estudo Global State of Remote Work 2018, da OWL Labs, 40% das empresas internacionais já incluíram alguma modalidade de trabalho remoto, e outras 16% trabalham 100% à distância. É o caso da Uber e da Airbnb.
Cada vez mais empresas estão vendo esta opção como viável e vantajosa — visto que diminui uma série de custos. Com isso, se popularizam plataformas que conectam prestadores de serviço e ofertas de emprego remoto e freelance. Conheça dez delas.
O Workana é um site que oferece mais de 22 mil projetos por mês e conta com cerca de 1 milhão de freelancers cadastrados. Os trabalhos são em diversas áreas como TI, criação de conteúdo para web, marketing, design e mais. Todos os trâmites, incluindo pagamentos, são resolvidos na plataforma.
A Remotar é uma plataforma 100% brasileira que nasceu durante a pandemia e oferece trabalhos remotos ou semipresenciais. As vagas também são das mais diversas áreas como administrativa, jurídica, marketing, TI, financeira e RH.
Trampos é um site de cadastro de vagas e recrutamento que reúne candidatos e recrutadores. A plataforma é 100% gratuita e também oferece cursos.
Freelancer é um dos maiores sites deste tipo do mundo. Conecta mais de 34 milhões de profissionais em 1350 diferentes tipos de vagas.
A Cryptojobs é um site especificamente para profissionais que atuam com a tecnologia blockchain. Entre as posições ofertadas estão desenvolvedores, designers e profissionais de negócios da área.
A Gamedev.jobs oferece vagas exclusivamente para desenvolvedores de jogos.
A Gun.io é outra plataforma voltada para a área de tecnologia. Seu diferencial é padronizar os cadastros para oferecer vagas com qualificações específicas para desenvolvedores de software.
Gitcoin é uma plataforma centrada em desenvolvedores. Seu diferencial é focar em projetos de código aberto e aplicativos descentralizados.
A Working Nomads é uma das plataformas mais conhecidas e confiáveis mundialmente. As vagas vão desde as mais comuns para nômades digitais, como TI e marketing, até educação, recursos humanos e finanças. O site apenas publica as vagas, então o cadastro deve ser feito individualmente para cada contratante.
O Fiverr é um marketplace que une produtores das mais diversas áreas como música, marketing, criação e edição audiovisual, negócios e outros, aos contratantes de projetos. A plataforma tem esse nome porque o valor mínimo que pode ser cobrado por projeto é de 5 (five) dólares, dos quais 20% ficam com a plataforma.
Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!
Fonte: Guia do Estudante, Na Prática, Digilândia, Neil Platel, Fiver, Working Nomads, Gitcoin, Gun.io, CryptoJobs, Freelancer, Trampos, Remotar, Workana.