10 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

Imagine que após um longo processo seletivo e de várias provas online, você é convocado para uma entrevista presencial. Tudo está indo bem e no fim do encontro o entrevistador questiona se você quer fazer alguma pergunta. Meio nervoso e querendo quebrar o gelo, você manda aquela “como são os happy hours?”. Ao ver a reação do entrevistador, você se arrepende e percebe que provavelmente perdeu a chance de entrar na empresa.

Por nervosismo ou medo, muitas pessoas optam por não perguntar nada no fim de uma entrevista, mesmo quando é dada essa opção. Isso também pode passar uma má impressão, a de que talvez não haja um interesse tão grande em entrar na organização. Não fazer uma pergunta também pode ser um desperdício de oportunidade de descobrir se aquela vaga é realmente do seu interesse.

Fazer perguntas é uma mandeira de demonstrar interesse na vaga. (Fonte: Tima Miroshnichenko/Pexels/Reprodução)
Fazer perguntas é uma maneira de demonstrar interesse na vaga. (Fonte: Tima Miroshnichenko/Pexels/Reprodução)

Separamos algumas dicas de perguntas que você pode fazer e que vão te ajudar a demonstrar interesse, te diferenciar da concorrência e te ajudar na escolha de um emprego que atenda suas expectativas.

Perguntas sobre o seu cargo

Essas perguntas são uma ótima possibilidade de demonstrar que você prestou a atenção na entrevista e quer saber mais sobre alguns pontos já conversados.

1. Você pode falar mais sobre quais seriam minhas atribuições e como seria um dia normal de trabalho?

Essa é uma forma de entender quais são as habilidades e experiências necessárias para o desempenho da função.

2. Esta vaga foi criada recentemente? A empresa espera que eu estruture um fluxo de trabalho?

Aqui você pode perceber se a empresa te dará abertura para trazer elementos novos para o trabalho ou se o fluxo é bem definido. Dependendo do seu perfil, a vaga pode não ser do seu interesse.

3. Existe margem para crescimento neste cargo?

Mais do que descobrir sobre a empresa, essa pergunta te mostrará se um bom desempenho nessa função pode te levar a novos patamares.

Perguntas sobre a empresa

Essas perguntas são ótimas maneiras de mostrar que você veio preparado e está interessado na vaga. Por isso evite perguntas muito simplórias que você poderia ter descoberto com uma simples pesquisa, como “o que esta empresa faz?” ou “qual é o ramo de atuação?”.

4. Quais são os principais desafios que a empresa enfrenta?

Essa é uma forma de se mostrar preparado para o que vier.

5. Como é a equipe com a qual eu trabalharei?

Aqui você mostra interesse em se integrar a seus pares e gestores.

6. Como meu trabalho e da minha equipe se encaixam na estrutura da empresa?

Essa é uma boa forma de entender o que o seu trabalho gerará de resultado, por isso pode te ajudar a criar estratégias para desenvolvê-lo.

7. Quais são os objetivos da companhia para os próximos anos?

Uma pergunta dessas pode gerar uma conversa em que você demonstre conhecimento sobre os produtos ou serviços que a companhia oferece, além de te fazer perceber se a empresa está em um bom momento, ou se você entrará para ajudar a solucionar uma crise.

A pergunta certa ajuda a perceber se a vaga é correta para o seu perfil. (Fonte:Tima Miroshnichenko/Pexels/Reprodução)
A pergunta certa ajuda a perceber se a vaga é adequada para o seu perfil. (Fonte:Tima Miroshnichenko/Pexels/Reprodução)

Perguntas ao entrevistador

Caso o entrevistador não seja de empresa terceirizada, este pode ser um bom momento para tornar a conversa um pouco mais informal e saber mais sobre o dia a dia que te esperará.

8. Qual é o estilo de gerenciamento predominante na organização?

Saber quais situações são comuns e se o ambiente é mais formal ou mais relaxado te dará uma ótima possibilidade de entender se a vaga é mesmo para você.

O que não perguntar na entrevista de emprego

Perguntas sobre o salário e benefícios podem não ser uma boa ideia, principalmente se esta for a primeira entrevista. Deixe essas dúvidas para o momento de discutir o contrato. Perguntas pessoais ao entrevistador também não são bem-vistas. 

Como já mencionado anteriormente, evite também questões que você poderia (e deveria) ter pesquisado em casa, saiba ler o entrevistador e se não houver receptividade para as perguntas não as faça!

Fonte: Vagas.com, Hays, The Balance, AIESEC, Canal Conecta, Computer World, Guia do Estudante, 4Search

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

52080cookie-check10 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego