Cursos de extensão ou pós-graduação: qual escolher?

Que o mercado exige aprimoramento constante, todo mundo sabe. Por isso, é necessário que os profissionais, além de ter uma boa formação superior, permaneçam atualizados ao longo de toda a carreira. 

A questão é: qual a melhor forma de acompanhar a dinâmica do setor em que você trabalha? E é aí que aparecem dois principais tipos de formação: os cursos de extensão e os de pós-graduação.

Para pesar os prós e contras, bem como saber quando optar por cada uma das modalidades, acompanhe esta matéria. Mas seja qual for a opção escolhida, abra o caderno e a mente: estudar é sempre o melhor investimento para a carreira e o desenvolvimento pessoal!

O que são os cursos de extensão?

Cursos de extensão são ideais para o aprendizado de técnicas. (Fonte: Stratford Productions/Shutterstock)
Cursos de extensão são ideais para o aprendizado de técnicas. (Fonte: Stratford Productions/Shutterstock)

Os cursos de extensão são aqueles que costumam ser rápidos e práticos. Em geral, são bastante focados e direcionados a uma atividade específica de um ramo profissional.

Por exemplo, se uma secretária precisa organizar planilhas com recursos mais avançados, pode fazer um curso que ensine ferramentas e softwares especializados. Assim, o mesmo vale para um executivo que precisa caprichar no uso de um software de análise de dados.

Como esses cursos têm um objetivo mais prático, eles têm carga horária reduzida e uma certificação instrumental. Não qualificam o profissional para uma área específica, mas oferecem conhecimento suficiente para realizar determinada atividade ou expandir o conhecimento em determinada área. 

Quais são as características de uma pós-graduação?

A pós-graduação é indicada para quem deseja se aprofundar em uma área para além da execução de tarefas. (Fonte: Gorodenkoff/Shutterstock)
A pós-graduação é indicada para quem deseja se aprofundar em uma área para além da execução de tarefas. (Fonte: Gorodenkoff/Shutterstock)

A pós-graduação tem duas variações: lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado, que podem ser acadêmicos, voltado para a pesquisa e a docência, e profissionais, aos que querem atuar no mercado). 

Se a extensão tem um objetivo bastante específico, a pós-graduação possui um escopo maior. Mais que ensinar algumas técnicas em softwares ou hardwares, existe a preocupação em formar o profissional para a gestão de determinado setor, em hard e soft skills.

Isso é especialmente perceptível no caso dos MBAs, uma variação das especializações que tem o foco em negócios. Nesse caso, forma-se o estudante como master in business administration.

Como o objetivo é mais ousado, os cursos de pós-graduação também têm algumas características específicas. Uma delas é a carga horária, que não pode ser inferior a 360 horas.

Saiba quando optar por cada uma das modalidades

Não existe modalidade melhor: a demanda de carreira é que indicará qual é a melhor opção. (Fonte: G-Stock Studio/Shutterstock)
Não existe modalidade melhor: a demanda de carreira é que indicará qual é a melhor opção. (Fonte: G-Stock Studio/Shutterstock)

Bom, a questão permanece: como fazer a escolha entre esses cursos? A resposta está no objetivo de cada momento.

A rigor, um profissional poderá cursar ambos os tipos de curso ao longo de sua carreira. Provavelmente, fará vários cursos de extensão e poderá também fazer mais de uma especialização, sobretudo em razão da dinâmica do mercado e do surgimento de novas áreas de conhecimento.

Por isso, é importante ter nitidez sobre o que quer em cada momento da vida. Se o desejo for conhecimento prático e operacional para atividades profissionais cotidianas, um ou mais cursos de extensão podem ser mais úteis e tendem a responder melhor a essa demanda.

Já se a vontade for ter uma formação mais ampla e desafiadora, que expanda seus horizontes e transforme sua percepção sobre o mercado e sua localização nele, é hora de optar por uma pós-graduação. 

Esse investimento pode ser um divisor de águas na carreira, além do aprendizado pessoal, já que também o qualificará e o chancelará em uma área.

Isso pode ser especialmente rico em uma universidade com excelência acadêmica e expertise na relação com o mercado. Por isso, vale a pena conhecer os diferentes cursos do Mackenzie.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Mackenzie, Educa Mais Brasil.

41990cookie-checkCursos de extensão ou pós-graduação: qual escolher?