Como desenvolver as 5 habilidades mais desejadas pelas empresas?

Para conseguir uma boa vaga de emprego é preciso estar qualificado, ter feito bons cursos e completado uma formação acadêmica adequada. Contudo, existe outra área que deve ser aperfeiçoada; estamos falando das soft skills, que são habilidades comportamentais que as empresas valorizam.

Apesar do termo em inglês dar a entender que se trata de algo novo, recém-descoberto, a verdade é que as soft skills sempre estiveram entre nós. Pense bem: talvez você já tenha ouvido familiares reclamarem de colegas de serviço que, apesar de terem boa formação, não desempenhavam um bom trabalho. Em alguns casos, essas pessoas eram de difícil convivência, o que poderia prejudicar o andamento de tarefas e a conclusão de metas.

Mas como adquirir as soft skills? Quais são as habilidades mais desejadas pelas empresas? É isso que vamos descobrir agora.

1. Equilíbrio emocional

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

As emoções são parte de quem somos. Não há como as eliminar — nem há motivo para fazer isso. Contudo, elas podem mascarar a realidade, fazendo que tenhamos respostas inadequadas nos ambientes profissional, familiar e estudantil.

Por exemplo: um supervisor pede a um estagiário que refaça um relatório, pois o documento tem erros. Se esse profissional estiver emocionalmente equilibrado, ele vai fazer a tarefa e tirar desse ajuste uma lição. Entretanto, ele pode se irritar e iniciar uma discussão com o supervisor por achar que o pedido de ajuste é, na verdade, um ataque pessoal. Outra resposta exagerada seria começar a chorar, por exemplo.

Para se tornar emocionalmente mais equilibrada, a pessoa pode recorrer à terapia para buscar entender as causas do próprio comportamento. Além disso, existem vários cursos de inteligência emocional disponíveis na internet tratando desse assunto tão importante para as empresas.

2. Lógica

De modo geral, a lógica pode ser definida como a habilidade de pensar corretamente, por isso que ela surge na Filosofia. Hoje, as variações desse estudo estão nas áreas de exatas, como Matemática e Ciências da Computação.

Sendo uma das soft skills mais requisitadas pelas empresas, a lógica se mostra necessária para conseguir formular uma linha de raciocínio que leve o colaborador a uma decisão correta. Para desenvolver essa habilidade, é possível aumentar o repertório cultural, lendo estudos sobre a área de trabalho e fazendo cursos. Algumas atividades que exigem um pensamento mais apurado, como jogar xadrez, também ajudam a desenvolver a lógica.

3. Comunicação

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Quantos mal-entendidos começaram apenas porque as pessoas, literalmente, não se entenderam. Uma palavra inadequada, uma expressão complicada, um e-mail mal redigido… esse tipo de situação prejudica muito a rotina das empresas, por isso elas estão tentando minimizar os danos contratando pessoas com a habilidade de se comunicar corretamente.

Não se trata apenas de não cometer deslizes gramaticais, mas também de conseguir estruturar uma mensagem adequadamente, evitando ser prolixo, complexo demais ou até mesmo arrogante. Uma forma de melhorar a capacidade de comunicação é lendo mais, principalmente jornais e revistas, pois jornalistas são mestres na missão de traduzir assuntos complicados para pessoas que não entendem o tema.

Outra forma de desenvolver a comunicação é ouvir mais, já que prestando atenção no outro é possível entender melhor a mensagem, evitando antecipá-la. A oratória também é uma das soft skills necessárias para o novo ambiente de trabalho, já que é comum precisar fazer apresentações de resultados nas empresas, seminários na faculdade, etc.

Desse modo, conseguir falar e ser compreendido podem ser desafios para os tímidos; nesse caso, enfrente a timidez com aulas de teatro, por exemplo. Se você quer melhorar a sua dicção, procure um profissional de Fonoaudiologia, que pode lhe passar exercícios que vão ajudar muito.

4. Criatividade

Antigamente, a criatividade era uma qualidade considerada sinônimo das artes. Hoje, as empresas querem profissionais criativos que consigam encontrar soluções diferentes daquelas já conhecidas. Dessa maneira, a criatividade também pode ser essencial para os empreendedores, considerando que muitas soluções que usamos atualmente só foram possíveis graças à criatividade das pessoas.

Para se tornar mais criativo, é preciso aumentar a bagagem cultural, buscando novas formas de ver o mundo. Você já visitou o museu da sua cidade? Já foi ao teatro? Só vê os filmes a que todo mundo assiste ou busca algo diferente? Leu algo recentemente?

Além disso, você pode se envolver em atividades novas, como cozinhar, esculpir, dançar. Não se trata de fazer ações com perfeição, mas de se divertir no processo de criar algo novo.

5. Resiliência

A resiliência é a capacidade de se manter firme em relação aos desafios, lidando de forma madura com as consequências negativas que podem surgir durante o processo, como não ter atingido determinado objetivo. Sabe aquele atleta que não aceita a derrota e sai brigando com todo mundo? Então, ele não é resiliente. O esporte é uma ótima forma de desenvolver a resiliência, pois exige superação.

Agora que você sabe quais são as soft skills mais buscadas pelas empresas, comece a desenvolvê-las. Mais do que um ótimo profissional, elas vão ajudar você a ser uma pessoa melhor.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Você RH

72390cookie-checkComo desenvolver as 5 habilidades mais desejadas pelas empresas?