Como alcançar suas metas profissionais?

Sonhar com um futuro melhor pode deixar os dias muito mais alegres, não é mesmo? Mas estabelecer metas também é fundamental para a nossa realização, e mais do que isso: é o que vai fazer toda a diferença para concretizar os objetivos que temos para a vida pessoal e mesmo para a carreira. 

Quando pensamos em desenvolvimento profissional, a elaboração de um plano se mostra útil para qualquer fase e é o que vai agregar avanços significativos durante a jornada, seja para iniciar um estágio, apostar em uma transição de carreira, ter uma merecida promoção ou mesmo conseguir o almejado emprego dos sonhos.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

O momento de seguir em frente

Pensar nesse assunto pode gerar uma dúvida: mas, afinal, por onde começar? São tantas metas que volta e meia surgem: começar a faculdade, fazer um intercâmbio… Por isso, antes de tudo, é importante analisar o agora e como você gostaria estar no futuro. Também é fundamental não ter medo de mudar ou de sair da zona de conforto! Tudo isso faz parte do processo, e com planejamento, vai poder ocorrer de forma gradual.

O autoconhecimento é uma peça-chave para o desenvolvimento profissional. Isso não significa focar apenas nos pontos fortes ou fracos nem se afogar no pessimismo, mas utilizar tanto os diferenciais como uma vantagem para ir além quanto aos pontos de melhoria para mapear aquilo que você precisa desenvolver

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

A metodologia SMART

Existem várias maneiras de colocar um plano de carreira em prática, mas certamente a metodologia SMART pode contribuir de forma significativa para isso. Ela se baseia em 5 fatores, que são os requisitos que norteiam todo o processo de criação de metas sob diferentes aspectos. Com esse método, fica muito mais fácil desenvolver e acompanhar o plano de ação! Confira o que significa cada fator:

S — Specific — Específica

Neste primeiro ponto, é necessário definir as etapas de execução dos planos. Ou seja, é o momento de ser detalhista e avaliar com calma cada passo que deverá ser seguido. Exemplo: realizar a inscrição do vestibular até a próxima sexta-feira. Uma dica preciosa: anotar tudo vai ajudar a visualizar se será necessário realizar algum ajuste e mesmo a enraizar os objetivos na mente, evitando falta de clareza e esquecimentos. Lembre-se que mesmo as atitudes mais simples se mostram poderosas a longo prazo! 

M — Measurable — Mensurável

Este é o ponto que vai injetar ânimo na jornada: escolher qual é o resultado desejado. Se notar que ainda está em dúvida sobre aquilo que deseja, busque por referências, analise possibilidades, converse com amigos, tire dúvidas com profissionais da área e não perca oportunidade de fazer aquele networking na hora de buscar por desenvolvimento profissional. A troca de ideias e experiências pode ajudar bastante a definir uma etapa concreta e, a partir disso, medir o progresso dela.

A — Attainable — Atingível

Com um ponto de vista realista, fica mais fácil elaborar um planejamento que possa ser realizado. Isso possibilita avançar em direção ao futuro desejado sem perder o foco no presente. Por isso, nada de criar metas inatingíveis, pois a intenção é seguir dentro das suas possibilidades! Ou seja, é o momento de analisar quais recursos você tem para executar cada passo e o mais importante: se realmente será possível concluí-lo. 

R — Relevant — Relevante

Aqui entram em jogo as prioridades! Você pode ter mais de um objetivo, então o que será priorizado? E como pretende fazer isso? Essa é a oportunidade de refletir e mesmo de eliminar tudo aquilo que se desvia da meta principal. Foco é a palavra-chave, porque é o que vai oferecer a melhor forma organizar os planos. Mais do que um aliado, o foco será o agente transformador. 

T — Time based — Temporal

O tempo também tem papel fundamental na elaboração das metas. E por isso, estabelecer prazos concretos — e levá-los a sério — é o que vai permitir acompanhar o avanço. Mas não encare nada isso como uma cobrança, e sim como uma oportunidade de conseguir visualizar aonde você vai chegar em determinado período. Quanto mais perto estiver da linha de chegada, mais energia vai aflorar!

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

A sua conquista pode começar agora

É claro que imprevistos podem ocorrer e nem sempre vai sobrar disposição e ânimo para executar os planos. Mas não desanime, pois as metas existem justamente para lembrar que tem alguém planejando algo muito especial para o seu futuro: você mesmo! Persistir vai turbinar seu desenvolvimento profissional por meio de uma série de hábitos que vão transformar a sua rotina.

E se você deseja se preparar para um futuro de sucesso, a Universidade Presbiteriana Mackenzie pode ajudar com isso! São diversos cursos de graduação e pós graduação que oferecem uma formação completa. Além de serem reconhecidos por sua qualidade, estão voltados para as necessidades do mercado de trabalho e oferecem inúmeras oportunidades de atuação. Estudar pode ser a melhor parte de todas as etapas. Tire os planos do papel e matricule-se já!

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte Rock Content

65510cookie-checkComo alcançar suas metas profissionais?