Neste momento de possível retorno das aulas presenciais, o acolhimento da comunidade escolar se torna um desafio nas escolas.
Sempre é necessário que a escola cuide tanto de funcionários quanto de alunos e familiares. Entretanto, nesse momento de retorno às aulas presenciais após um longo período de confinamento, esse cuidado deve ser maior já que toda comunidade escolar (pais, alunos e funcionários) está fragilizada, devido à várias perdas sofridas.
A equipe pedagógica deve elaborar um projeto de acolhimento da comunidade escolar estratégias coordenadas e eficientes. Orientações do Ministério da Educação e da Sociedade Brasileira de Pediatria, além de outras entidades, podem servir como base para a escola desenvolver um plano de retomada.
As ações devem ser planejadas considerando a necessidade de adequar as atividades para cada um dos grupos escolares, uma vez que cada faixa etária tem necessidades específicas.
Um dos principais instrumentos para um projeto de acolhimento é o processo de escuta ativa, que deve começar antes do retorno às aulas presenciais e pode ser realizado de forma remota. Isso é importante para definir quais são as ações a serem tomadas no recebimento da comunidade escolar.
Os primeiros a serem ouvidos devem ser os professores e colaboradores, que estarão na linha de frente do acolhimento de alunos e familiares. Mais do que serem orientados nos procedimentos necessários, os profissionais da educação precisam ser acolhidos em suas necessidades e incertezas.
As preocupações e os sentimentos dos estudantes e de seus familiares também precisam ser escutados, de modo a fortalecer a ligação com a escola. Esse processo pode ser realizado de maneira individual, permitindo maior abertura de questões emocionais, ou em grupo, propiciando o compartilhamento de experiências e diminuindo a sensação de isolamento.
Para planejar e executar as ações de recepção da comunidade escolar, o orientador educacional pode contar com a ajuda de psicopedagogos, fonoaudiólogos e da capelania nas escolas de ensino confessional.
A função desse profissional não deve ser confundida com a do coordenador ou orientador pedagógico, ainda que em algumas instituições de ensino a mesma pessoa acumule as três funções. O coordenador cuida mais da logística da administração, e o orientador pedagógico é responsável pelo acompanhamento das atividades diárias realizadas pelos professores.
Já o orientador educacional se relaciona diretamente com pais e alunos, de forma individual, preocupando-se com o desenvolvimento emocional e cognitivo de cada estudante. É o principal responsável por estabelecer uma parceria da família com a escola, e está em suas mãos fomentar um bom acolhimento na retomada das aulas presenciais.
Fonte: Sistema Mackenzie de Ensino.
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