O que caracteriza uma visão de mundo cristã?

Professor Felipe Fontes, escritor e teólogo dos Sistemas de Ensino Mackenzie, em entrevista concedida à Renata Barbosa, define o que é a cosmovisão cristã, além de apontar como ela pode fundamentar um projeto educacional confessional cristão. 

Saiba o que é a cosmovisão cristã e como ela impacta um projeto educacional

Cosmovisão cristã

Conforme lembra Fontes, todos os seres humanos são intérpretes da realidade. 

De acordo com a perspectiva da cosmovisão cristã, todos nós temos um quadro interpretativo que nos dá subsídio para responder a grandes perguntas, como “de onde viemos?” e “para onde vamos?”. As respostas a elas definem como vemos o mundo e lidamos com situações cotidianas. 

“A cosmovisão cristã não é apenas um conjunto de ideias, mas é, antes de qualquer coisa, um conjunto de verdades com as quais estamos comprometidos. Por isso, é fácil vê-la na forma como vivemos e não só no que entendemos como verdade. Porque ela transcende a teoria”, explicou o especialista.

A expressão de uma cosmovisão

Segundo Fontes há algumas maneiras de uma pessoa ou instituição expressarem sua visão de mundo. Há quem goste de articular seu discurso por meio de ideias. “O filósofo James Sire, por exemplo, gosta de fazer isso por meio de perguntas e respostas”, lembrou o professor.

O modo escolhido pelo Sistema de Ensino Mackenzie é recuperando a história do mundo na perspectiva bíblica: um mundo criado por Deus em perfeição, cujos problemas são consequentes do afastamento do homem de Deus, e cuja esperança está na redenção em Jesus Cristo. Essa narrativa, expressa pelos termos Criação-Queda-Redenção, é como o Sistema de Ensino Mackenzie explicita sua visão de mundo. 

Educação e cosmovisão cristã

Na escola cristã é importante que a equipe docente compartilhe a visão de mundo cristã afirmada pelo projeto pedagógico da escola. E essa visão de mundo impacta tanto as ações diárias do professor, quanto sua abordagem de conteúdos. 

Fonte: Sistema Mackenzie de Ensino.

Já conhece o Sistema de Ensino Mackenzie? Venha nos conhecer! 

44111cookie-checkO que caracteriza uma visão de mundo cristã?