O ensino na pandemia requer soluções que vão além das telas

Profissionais dos Sistemas Mackenzie de Ensino e da equipe do projeto Simplifica participaram, em maio de 2020, da live Desafios que vão além da tela: criatividade, planejamento, conectividade e tecnologia. O projeto, feito em parceria com a Fundação Lemann, propõe 8 semanas de conteúdo com dicas para alunos do primeiro ao nono ano.

A retomada do ensino presencial será um momento sensível, de acordo com Carla Arena, coordenadora de inovação e uma das criadoras dos projetos Amplifica e Simplifica. 

Veja as sugestões da equipe do projeto Simplifica, em parceria com a Fundação Lemann, para o ensino pós-pandemia.

Momento de desafios e adaptações

O projeto Simplifica, de acordo com Arena, foi baseado em uma pesquisa feita nacional e internacionalmente, e os dados levantados auxiliaram nas novas abordagens propostas. O foco é trabalhar o ensino remoto de forma que faça sentido para os estudantes. De acordo com Samara Meira, também criadora do projeto Amplifica e professora de Física, foi necessário adaptar as aulas ao ambiente digital e de maneira rápida. Os professores buscaram fazer ajustes pensando na necessidade de gerar conexão com os alunos, em um momento em que não havia mais a presença física. Todos tiveram que se adaptar aos poucos ao novo cenário, mas, ainda hoje, muitas famílias não têm como adaptar seus espaços para que todos os membros da casa possam fazer suas atividades em seus próprios ambientes e com infraestrutura adequada. E é aí que o papel do educador entra: é preciso adaptar a sala de aula virtual ao contexto de cada aluno.

Muitos alunos não têm espaço em casa destinado apenas aos estudos. (Fonte: Pexels)
Muitos alunos não têm espaço em casa que seja destinado apenas aos estudos. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Soluções e redes de apoio para professores

Atualmente, os alunos estão cansados do formato online, como mencionou Viviane Nery, do Mackenzie Ensino, reforçando que o tempo de tela ao qual a maioria dos alunos é exposta já é bastante significativo. As crianças e jovens se sentem desmotivados, e cabe aos professores observar esse fator.

Para manter a criatividade nesse momento, Carla afirma que não hesita em consultar sua rede de educadores. Tendo uma rede de apoio, é mais fácil e rápido de conseguir dicas de ferramentas que realmente engajem os alunos. 

A plataforma do Mackenzie tem área dedicada na qual professores podem compartilhar experiências de sucesso que sejam interessantes e possam servir de inspiração para outros professores.

Aprendizagem significativa

A estratégia de ensino remoto deve conciliar videoaulas com orientação de vivência de atividades pedagógicas, sem tela, de tal forma que o processo de ensino-aprendizagem tenha mais significado para o estudante. 

Fonte: Sistema Mackenzie de Ensino.

Já conhece o Sistema de Ensino Mackenzie? Venha nos conhecer! 

44240cookie-checkO ensino na pandemia requer soluções que vão além das telas