Ideias criativas para o trabalho com a língua inglesa

O inglês é o idioma mais falado do mundo, de forma que o professor tem como proporcionar aos seus alunos um contato com uma língua falada em culturas variadas.

Confira ideias criativas para trabalhar esse idioma em sala de aula.

Música em aula

Por meio das letras das músicas, é possível notar o ritmo e a prosódia de diversas palavras pronunciadas em inglês sendo utilizadas em seu contexto autêntico.

A letra da música deve ter uma estrutura de vocábulos adequada ao nível de domínio do idioma do aluno. Para a Educação Infantil, as letras de músicas feitas especialmente para crianças são boas opções. Para alunos de nível avançado no Ensino Fundamental e Ensino Médio, o nível de dificuldade das letras das músicas pode ser maior.

Criança sentada em cima de mesa

Descrição gerada automaticamente com confiança média
As músicas ensinam muito sobre a pronúncia das palavras. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Leitura de materiais estrangeiros

Ter contato com materiais produzidos em um país falante da língua inglesa ajuda bastante na compreensão dela. Ser capaz de entender um texto produzido por um nativo fortalece a confiança do estudante de aplicar seus conhecimentos.

Por isso, é interessante introduzir aos poucos textos autênticos em sala de aula respeitando o nível da turma. Para turmas mais avançadas, é possível fazer a leitura de livros originais em inglês, o que pode incentivar o gosto pela literatura em língua inglesa.

Além de enriquecer o vocabulário, esse tipo de exercício vai mostrar como ocorre a estruturação de frases em um ambiente real e reforçar o aprendizado do reading e do writing.

Criança sentada em cima de mesa

Descrição gerada automaticamente com confiança média
A leitura de materiais autênticos em língua inglesa cria vínculos com o idioma. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Materiais audiovisuais

Para a Educação Infantil, desenhos infantis podem ser exibidos em inglês de forma completa ou em trechos para estimular a compreensão auditiva.

Para alunos do Ensino Fundamental e Médio, é possível exibir trechos ou um filme inteiro em inglês, sem legendas, para reforçar os padrões de entonação e pronúncia das palavras.

Grupo de pessoas sentadas em volta de uma criança

Descrição gerada automaticamente com confiança média
O material audiovisual estimula uma maior compreensão da estrutura da língua para o aluno. (Fonte: Freepik/Reprodução)

Jogos interativos

Brincadeiras guiadas ajudam no ensino da língua inglesa. Para a Educação Infantil, é possível o uso de dominós com sinalizações de conteúdo para fazer a correspondência da palavra em inglês com a figura mostrada.

Para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, o nível de dificuldade pode aumentar com alguns jogos, como Imagem e Ação e Scrabble. 

Calendário

Descrição gerada automaticamente
Atividades com jogos proporcionam aprendizados lúdicos da língua inglesa. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Fonte: Sistema Mackenzie de Ensino.

Já conhece o Sistema de Ensino Mackenzie? Venha nos conhecer! 

44277cookie-checkIdeias criativas para o trabalho com a língua inglesa