Como melhorar a comunicação entre escola e família na pandemia

A atípica situação causada pela pandemia do coronavírus trouxe uma situação de indefinição sobre o futuro, o que pode gerar preocupações em pais e alunos com relação ao retorno à normalidade das atividades escolares. Nesse período de transição, é importante que a escola estabeleça uma comunicação efetiva com a família.

Confira cinco dicas para aprimorar a comunicação entre escola e família nesse período.

1. Fortaleça a comunicação interna

 O nível de interação dos professores com as famílias durante a pandemia aumentou, pois, além de se relacionarem com os alunos, os docentes precisam se comunicar de maneira mais próxima com os pais e responsáveis, que, na maioria dos casos, estão acompanhando as atividades do ensino remoto.

Para haver uma relação eficaz entre a escola e a família é fundamental alinhar métodos de interação com pais e responsáveis. Isso pode ser feito por meio de capacitação e realização de reuniões de equipe online.

2. Crie um canal confiável

A definição prévia de quais canais serão utilizados para a comunicação da escola com a família torna a relação muito mais confiável. É preciso também definir horários e datas mais adequados para esses encontros acontecerem.

Para ser efetivo, o contato não precisa ser em uma plataforma desenvolvida especificamente para esse objetivo. Ferramentas comuns, como telefone, e-mail e outras mídias podem ser muito úteis.

3. Promova a empatia

A empatia pode diminuir o impacto da falta de contato físico. Ao se comunicar com pais e alunos, o professor deve lembrar que as famílias estão enfrentando as mesmas dificuldades impostas pela crise sanitária. Essa compreensão mútua ajudará a melhorar a comunicação entre a escola e a família.

4. Torne tudo mais simples

Clareza na linguagem, objetividade nas mensagens e transparência nas informações são fundamentais para a garantia de um processo comunicativo efetivo. O professor deve buscar ser o mais didático possível em todos os contatos.

5. Compartilhe experiências

As realidades de cada escola e turma são diferentes, mas algumas práticas podem ajudar os profissionais da educação a ter ideias para facilitar o trabalho. Por isso, é importante manter uma rede de contato para compartilhar dificuldades e soluções com outros educadores e escolas.

Fonte: Sistema Mackenzie de Ensino

Gostou desse conteúdo? Conheça o Sistema Mackenzie de Ensino.

43510cookie-checkComo melhorar a comunicação entre escola e família na pandemia