Com a suspensão das aulas presenciais em março de 2020 por conta da pandemia, colégios de todo o país tiveram de se adaptar e adotar o ensino remoto. No ensino infantil, o desafio foi especialmente grande, já que os alunos dessa fase demandam uma atenção mais próxima e um contato mais direto.
É nesse sentido que o estreitamento das relações entre escola e família precisa ser fortalecido. Os pais fornecerão suporte às atividades dos filhos sob orientação e acompanhamento dos profissionais de educação.
Todos os esforços devem ser realizados para garantir a continuidade do desenvolvimento escolar das crianças. Não existe um manual que se aplique para todos os casos, mas algumas práticas podem servir de inspiração e ser adaptadas de acordo com cada realidade.
As equipes pedagógicas precisam desenvolver um cronograma de atividades para o ensino infantil remoto da mesma forma que fazem para o atendimento presencial. O roteiro de aulas se torna ainda mais importante, porque ajuda pais e responsáveis a acompanharem os pequenos no decorrer do aprendizado.
Além da preparação das aulas, deve-se considerar o período para a gravação e uma agenda para a divulgação do roteiro (que deve ser compartilhada entre a escola e família).
Mesmo quando realizadas de forma remota, as reuniões pedagógicas são importantes para a programação das atividades da escola. Nesse momento, os profissionais podem compartilhar experiências, dificuldades e estratégias para adaptar as aulas para o ensino remoto.
Nem todos os professores têm habilidades e equipamentos adequados para a gravação das aulas, importante recurso para os pais trabalharem com as crianças os conteúdos escolares em casa. A escola, portanto, deve fornecer treinamento específico e ferramentas tecnológicas adequadas para os docentes estarem preparados para essas ações que ajudam o trabalho dos pais em casa.
As atividades para a educação infantil precisam ser monitoradas mais de perto, porém muitos familiares estão trabalhando e não têm tempo para acompanhar as crianças em um horário específico. Dessa forma, é interessante que o conteúdo produzido pela equipe pedagógica esteja gravado, para que a família possa disponibilizá-lo ao aluno quando tiver tempo de acompanhá-lo.
Vídeos longos não são recomendados. Cada material deve ter no máximo 8 minutos, e a família deve ser orientada para que a criança possa rever os conteúdos quantas vezes forem necessárias antes de realizar as atividades.
Além dos conteúdos direcionados para os alunos, é importante que a equipe pedagógica crie vídeos para orientar os familiares sobre como proceder para promover o desenvolvimento escolar das crianças. Assim, os pais podem estar mais bem preparados para acompanhar a aprendizagem dos filhos.
A equipe pedagógica deve fornecer exercícios complementares para fixar os assuntos trabalhados. O material pode ser enviado pela internet ou de forma impressa. Os professores podem, ainda, sugerir atividades criativas e possíveis de serem realizadas em casa, como rodas de leitura, jogos e brincadeiras educativas.
Os professores devem acompanhar as atividades desenvolvidas pelos alunos, juntamente com os pais. Isso pode ser realizado por meio do contato direto, via plataformas ou recursos específicos da escola.
Laços afetivos são importantes para o aprendizado dos alunos, por isso, mesmo à distância o professor deve procurar manter contato rotineiramente com as crianças.
Fonte: Sistema Mackenzie de Ensino.
Já conhece o Sistema de Ensino Mackenzie? Venha nos conhecer!