Hoje, grande parte das escolas têm equipamentos multimídia e acesso à internet à disposição do professor, logo não há porque não usar esses recursos que podem deixar a aula mais atrativa e significativa para o aluno. A título de exemplo, se o livro didático traz uma sugestão de obra de arte, o professor tem a possibilidade de expandir esse trabalho, utilizando outras mídias para as quais a apresentação de uma obra artística são mais adequadas, devido a recursos como zoom, sonoplastia, detalhamento de cores etc.
Contudo, apesar dos benefícios que a tecnologia pode proporcionar à Educação, existem determinadas práticas pedagógicas indispensáveis e fundamentais ao processo de ensino-aprendizagem, e que merecem serem levadas adiante pelo professor em sala de aula.
Desenhe para seus alunos
Quando o professor desenha, ele oferece um modelo para seus alunos. A criança, por exemplo, vai observar como o professor segura na caneta ou no giz, como ele começa seus desenhos, a firmeza de seus traços etc.
O mesmo vale para a confecção de cartazes manuais. Quando o professor escreve diretamente no cartaz, usando canetas coloridas e toda sua criatividade, o aluno vê o professor “criando com as próprias mãos”, o que o incentiva querer criar também.
Escreva na lousa
Quando o aluno vê o professor escrevendo na lousa, ele aprende várias coisas como por exemplo, que a escrita começa de cima para baixo, da esquerda para a direita. Se o professor nunca escreve nada, só projeta, por que, então, o aluno tem de escrever?
Quanto à caligrafia, se o professor quer que o aluno seja caprichoso e faça uma letra legível e bonita, ele mesmo precisa dar o exemplo. Quanto mais o professor escreve durante a aula, mais modelos ele oferece ao aluno. Se o professor não tem uma letra regular e caprichada, ele deve treinar os movimentos até que sua caligrafia fique boa o suficiente para oferecer um modelo adequado para seus alunos.
Faça arte com sucata e cerâmica
São vários os benefícios dessa prática, desde os que incentivam o reaproveitamento de materiais recicláveis como os que trabalham a imaginação, a inventividade e a criatividade dos alunos.
Trabalhos com argila são muito gratificantes para a criança. Além de ser um elemento natural (sem os corantes artificiais da massinha), a argila tem uma textura agradável e é facilmente modelada. Proporcionar à criança trabalhos com argila é recuperar a arte primeira dos artesãos.
Proponha aulas de culinária
Ainda que sua escola não tenha uma cozinha experimental, muitas receitas podem ser feitas em sala de aula, e com os alunos ajudando. Com a industrialização de produtos, há alunos que nunca viram os pais ou seus responsáveis fazendo um bolo, por exemplo. Atividades de culinária trabalham, entre outras coisas, noções de medida, de quantidade e de grandeza. Além de ser uma aula deliciosa!
Desenvolva o raciocínio lógico-matemático e as habilidades procedimentais
Mesmo com uma disponibilidade de tecnologias para o ensino da Matemática, ainda se faz necessário que os alunos desenvolvam destrezas básicas de contagem e operações, as quais não se restringem a encontrar uma resposta exata, mas incluem, por exemplo, fazer estimativas, desenvolver estratégias pessoais de cálculo, compreender os conceitos e as situações, verificar a coerência de seus resultados e aperfeiçoar o raciocínio lógico.
Fonte: Sistemas de Ensino Mackenzie na Prática
Gostou deste conteúdo? Conheça o Sistema Mackenzie de Ensino.