Ícone do site Blog Mackenzie

Como estreitar a relação entre a escola e os pais dos alunos?

Mother and pupil and kids holding hands going to school in first class with schoolbag or satchel walking to school bus, Parent and son,sister preschool

Imaginar que somente a escola deva responder pela aprendizagem do aluno é terceirizar responsabilidades. A família deve ter um papel ativo na educação da criança, uma vez que os familiares são aqueles que melhor a conhecem. É por isso que a parceria entre os pais e a instituição de ensino fomenta o aprendizado.

Mas isso nem sempre é fácil, por conta do trabalho ou outros compromissos, essa troca pode ser difícil. Então, cabe à instituição de ensino pensar em alternativas para aproximar os pais e responsáveis. Confira algumas ideias para tornar essa relação mais próxima.

1. Crie canais de comunicação com os pais

As tecnologias digitais não substituem o contato físico, mas permitem criar outras formas de diálogo entre pais e profissionais da escola. (Fonte: Michele Ursi/Shutterstock/Reprodução)

A escola pode usar diferentes meios de comunicação, desde a tradicional agenda até tecnologias digitais, como grupos de WhatsApp, e-mails e lives. Isso vale tanto para atividades coletivas quanto às tradicionais reuniões de classe e interações privadas com os pais dos alunos que têm mais dificuldade de aprendizagem.

Esses instrumentos não substituem o contato presencial, mas são uma alternativa válida. Assim, os pais conseguem acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, e os professores têm um bom canal de feedback em relação a seu trabalho.

2. Planeje eventos para receber as famílias na escola

Eventos de arte e cultura são ótimas formas de trazer os pais para dentro da escola. (Fonte: Poznyakov/Shutterstock/Reprodução)

Em meio à pandemia, muitos planos precisam ser adiados, mas há uma série de eventos que podem aproximar a família do ambiente escolar. Por isso, aproveite esse intervalo para organizar atividades com o potencial de construir vínculos entre as duas partes. 

Caso a rotina de trabalho volte a ser um problema, pense em distribuir os eventos em noites ou finais de semana, isso pode facilitar a participação dos alunos acompanhados pelos pais ou responsáveis. Assim, para isso, ideias de atividades não faltam:

3. Considere essa aproximação um desafio de todos os profissionais

A integração entre pais e escola não depende exclusivamente do diretor, do coordenador, do supervisor ou dos professores. Essa deve ser uma meta conjunta.

Como ela se constrói por meio da percepção que a família tem a respeito do ambiente escolar, todos os profissionais cumprem um papel relevante na solidificação desses laços. Do funcionário que recebe o aluno no portão até o professor que o acolhe dentro de sala, todos têm igual importância na relação com a família.

Gostou deste conteúdo? Conheça o Sistema Mackenzie de Ensino.

Fonte: Nova Escola, Wakke, Meu Artigo, Escola em Movimento, Sponte.

44850cookie-checkComo estreitar a relação entre a escola e os pais dos alunos?
Sair da versão mobile