Imaginar que somente a escola deva responder pela aprendizagem do aluno é terceirizar responsabilidades. A família deve ter um papel ativo na educação da criança, uma vez que os familiares são aqueles que melhor a conhecem. É por isso que a parceria entre os pais e a instituição de ensino fomenta o aprendizado.
Mas isso nem sempre é fácil, por conta do trabalho ou outros compromissos, essa troca pode ser difícil. Então, cabe à instituição de ensino pensar em alternativas para aproximar os pais e responsáveis. Confira algumas ideias para tornar essa relação mais próxima.
1. Crie canais de comunicação com os pais
A escola pode usar diferentes meios de comunicação, desde a tradicional agenda até tecnologias digitais, como grupos de WhatsApp, e-mails e lives. Isso vale tanto para atividades coletivas quanto às tradicionais reuniões de classe e interações privadas com os pais dos alunos que têm mais dificuldade de aprendizagem.
Esses instrumentos não substituem o contato presencial, mas são uma alternativa válida. Assim, os pais conseguem acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, e os professores têm um bom canal de feedback em relação a seu trabalho.
2. Planeje eventos para receber as famílias na escola
Em meio à pandemia, muitos planos precisam ser adiados, mas há uma série de eventos que podem aproximar a família do ambiente escolar. Por isso, aproveite esse intervalo para organizar atividades com o potencial de construir vínculos entre as duas partes.
Caso a rotina de trabalho volte a ser um problema, pense em distribuir os eventos em noites ou finais de semana, isso pode facilitar a participação dos alunos acompanhados pelos pais ou responsáveis. Assim, para isso, ideias de atividades não faltam:
- palestras com profissionais de saúde;
- debates sobre assuntos relacionados ao bairro onde a comunidade escolar está inserida;
- reuniões para apresentação de avaliação do rendimento escolar dos alunos;
- gincanas e jogos envolvendo pais e filhos na mesma equipe;
- festividades na escola;
- mutirões para reparos na estrutura física do prédio;
- apresentação de peças teatrais, show de música e dança exclusivos para alunos e familiares;
- feiras de ciência com exposição de trabalhos feitos pelos alunos;
- reuniões privadas com os responsáveis pelos estudantes, para discutir o rendimento escolar;
- cursos de artesanato ou pintura exclusivos para alunos e familiares.
3. Considere essa aproximação um desafio de todos os profissionais
A integração entre pais e escola não depende exclusivamente do diretor, do coordenador, do supervisor ou dos professores. Essa deve ser uma meta conjunta.
Como ela se constrói por meio da percepção que a família tem a respeito do ambiente escolar, todos os profissionais cumprem um papel relevante na solidificação desses laços. Do funcionário que recebe o aluno no portão até o professor que o acolhe dentro de sala, todos têm igual importância na relação com a família.
Gostou deste conteúdo? Conheça o Sistema Mackenzie de Ensino.
Fonte: Nova Escola, Wakke, Meu Artigo, Escola em Movimento, Sponte.