Como estreitar a relação entre a escola e os pais dos alunos?

Imaginar que somente a escola deva responder pela aprendizagem do aluno é terceirizar responsabilidades. A família deve ter um papel ativo na educação da criança, uma vez que os familiares são aqueles que melhor a conhecem. É por isso que a parceria entre os pais e a instituição de ensino fomenta o aprendizado.

Mas isso nem sempre é fácil, por conta do trabalho ou outros compromissos, essa troca pode ser difícil. Então, cabe à instituição de ensino pensar em alternativas para aproximar os pais e responsáveis. Confira algumas ideias para tornar essa relação mais próxima.

1. Crie canais de comunicação com os pais

As tecnologias digitais não substituem o contato físico, mas permitem criar outras formas de diálogo entre pais e profissionais da escola. (Fonte: Michele Ursi/Shutterstock)
As tecnologias digitais não substituem o contato físico, mas permitem criar outras formas de diálogo entre pais e profissionais da escola. (Fonte: Michele Ursi/Shutterstock/Reprodução)

A escola pode usar diferentes meios de comunicação, desde a tradicional agenda até tecnologias digitais, como grupos de WhatsApp, e-mails e lives. Isso vale tanto para atividades coletivas quanto às tradicionais reuniões de classe e interações privadas com os pais dos alunos que têm mais dificuldade de aprendizagem.

Esses instrumentos não substituem o contato presencial, mas são uma alternativa válida. Assim, os pais conseguem acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, e os professores têm um bom canal de feedback em relação a seu trabalho.

2. Planeje eventos para receber as famílias na escola

Eventos de arte e cultura são ótimas formas de trazer os pais para dentro da escola. (Fonte: Poznyakov/Shutterstock)
Eventos de arte e cultura são ótimas formas de trazer os pais para dentro da escola. (Fonte: Poznyakov/Shutterstock/Reprodução)

Em meio à pandemia, muitos planos precisam ser adiados, mas há uma série de eventos que podem aproximar a família do ambiente escolar. Por isso, aproveite esse intervalo para organizar atividades com o potencial de construir vínculos entre as duas partes. 

Caso a rotina de trabalho volte a ser um problema, pense em distribuir os eventos em noites ou finais de semana, isso pode facilitar a participação dos alunos acompanhados pelos pais ou responsáveis. Assim, para isso, ideias de atividades não faltam:

3. Considere essa aproximação um desafio de todos os profissionais

A integração entre pais e escola não depende exclusivamente do diretor, do coordenador, do supervisor ou dos professores. Essa deve ser uma meta conjunta.

Como ela se constrói por meio da percepção que a família tem a respeito do ambiente escolar, todos os profissionais cumprem um papel relevante na solidificação desses laços. Do funcionário que recebe o aluno no portão até o professor que o acolhe dentro de sala, todos têm igual importância na relação com a família.

Gostou deste conteúdo? Conheça o Sistema Mackenzie de Ensino.

Fonte: Nova Escola, Wakke, Meu Artigo, Escola em Movimento, Sponte.

44850cookie-checkComo estreitar a relação entre a escola e os pais dos alunos?