Como escolher um sistema de ensino?

Quando falamos de sistema de ensino, muitas pessoas pensam imediatamente em algum material impresso para planejar aulas ou em algum método para garantir bom rendimento ou aprovação dos alunos em uma avaliação oficial.

A palavra “sistema”, originalmente, significa levantar conjuntamente algo. Pode ser isso de fato, como levantar uma determinada metodologia educacional cujas aulas estão espelhadas em um material apostilado ou uma metodologia de aula cujo fim seja unicamente bom rendimento no Enem ou aprovação em vestibular. Porém, só isso não define um sistema de ensino, pois este precisa oferecer respostas para as quatro perguntas a seguir. Confira. 

  1. Qual é o conceito de educação promovido pelo sistema?

A primeira resposta que um sistema de ensino precisa apresentar para todos aqueles que se envolverão no projeto de realizá-lo deve ser a visão e a missão propostas pelo sistema para o projeto educacional. Nessa resposta, deve ser afirmada a visão de homem, de mundo e de Deus que o projeto educacional do sistema tem, pois daí é que serão derivadas todas as suas propostas de currículo, processo de ensino-aprendizagem, metodologias e avaliações.

  1. Qual é a proposta de ensino-aprendizagem e quais são as metodologias com que o sistema trabalha?

Um sistema de ensino também deve conseguir comunicar com clareza como ele entende que o ser humano aprende e, baseado nisso, como ele deve ser ensinado. Estabelecida essa visão de como se dá o processo de ensino-aprendizagem, os métodos para realizá-la também são consequentemente estabelecidos.

  1. O sistema é capaz de comunicar seu projeto pedagógico e treinar seus parceiros para realizá-lo?

Um sistema de ensino deve também encontrar maneiras de comunicar seu projeto educacional para todas as equipes que irão realizá-lo para que, de fato, o mesmo projeto educacional, com a mesma visão e missão de educação, seja vivenciado por professores e alunos. É importante também que o sistema mantenha um canal de comunicação especial com a equipe de diretores e coordenadores, para reforçar que a visão e missão do projeto educacional deve ser primeiramente um propósito dos gestores das escolas.

  1. O sistema fornece sua visão educacional sistematizada para toda Educação Básica em forma de materiais e recursos didáticos?

A disponibilização de material e recurso didático por um sistema para toda Educação Básica é importante para que parceiros do sistema tenham instrumentos para realizar o projeto educacional proposto. O benefício de um sistema de ensino ter a própria coleção de livros e recursos didáticos é ele concretizar sua visão de mundo em um material destinado a instrumentalizar o processo de ensino-aprendizagem em um período escolar e uma etapa educacional. 

Fonte: Sistema Mackenzie de Ensino.

Gostou deste conteúdo? Conheça o Sistema Mackenzie de Ensino.

46070cookie-checkComo escolher um sistema de ensino?