Dar atenção à vida escolar dos filhos é responsabilidade dos pais, é um compromisso que vai impactar toda a jornada escolar dos pequenos. Por isso, é importante que a instituição de ensino fomente a aproximação entre pais e professores. Um dos caminhos para isso é aprimorar as reuniões de pais.
Durante um ano letivo, são recomendadas ao menos três reuniões entre os pais e os professores. Conheça um pouco mais sobre esses encontros e saiba por que são uma ponte importante entre todos os envolvidos. Planejar bem esses momentos auxilia na melhor qualidade do ano letivo dos alunos.
A primeira reunião deve ocorrer antes mesmo do início das aulas: essa é a hora em que os professores se apresentam e formam vínculo com a família (tão importante durante o ano letivo).
É o momento também em que os pais podem relatar aos professores um pouco da realidade do aluno: se ele está em acompanhamento com algum médico, se apresenta alguma alergia ou se encontrou dificuldades nos conteúdos dos anos anteriores.
Ao final de cada etapa (bimestre ou trimestre, a depender da escola), deve-se chamar os pais para uma reunião de acompanhamento. É hora de apresentar como está o desenvolvimento escolar de seus filhos em cada componente curricular.
Se algum aluno apresentar alguma dificuldade específica e a escola perceber a necessidade de estreitar ainda mais, por um tempo, o diálogo com os pais, mais reuniões de acompanhamento com o corpo pedagógico podem ser marcadas. Além das ordinárias, a cada fim de ciclo, os problemas cotidianos podem justificar um diálogo mais constante. Mau comportamento, dificuldade no aprendizado, atrasos e esquecimentos são elementos que podem ser resolvidos com o estreitamento das relações entre pais e professores.
Ao fim do ano, a escola deve fazer outra reunião: para pais e professores fazerem juntos um balanço da qualidade do ano escolar e conversarem sobre isso. Principais sucessos e também problemas podem ser apontados para que nos anos letivos seguintes os alunos sejam acompanhados de acordo com seu desenvolvimento pedagógico.
Na maior parte dos casos, esse é também um momento de comemoração. Passar de ano significa que o aluno concluiu satisfatoriamente as metas apresentadas pelo corpo pedagógico. Vale a pena engajar a família nesse processo de início de férias e mostrar a importância de cada fase concluída. O fechamento do ano pode ser um momento de celebração , com boas lembranças para pais e filhos, bem como de realização para os professores da escola.
Fonte: Sistema Mackenzie de Ensino na Prática.
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