Ícone do site Blog Mackenzie

BNCC: entenda o que é e para o que serve

Child dough play in school. Plasticine for children. mold from plasticine in kindergarten .Kids knead modeling clay with hands in preschool. Private school for gifted children.

Emitida pelo Ministério da Educação (MEC) e atendendo ao artigo nono da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), sancionada em 1996, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um instrumento que veio nortear o currículo das escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio. 

A BNCC regulamenta as aprendizagens essenciais que o currículo de todas as instituições de ensino devem contemplar. Nesse contexto, o aluno terá garantido o direito a uma educação de qualidade e ao desenvolvimento de suas potencialidades, independentemente da escola a que esteja vinculado ou da região geográfica em que se encontre.

Para isso, a LDB prevê quais devem ser as dez competências a serem observadas por cada escola na elaboração do seu currículo. Saiba quais são elas.

1. Conhecimento 

A escola deve auxiliar o estudante na interpretação da realidade que o cerca. (Fonte: Monkey Business Images/Shutterstock/Reprodução)

A primeira competência da BNCC se refere à valorização do conhecimento sobre o mundo para entender e explicar a realidade. Além disso, enfatiza o aprendizado contínuo e colabora para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Pensamento científico, crítico e criativo 

Exercitar a curiosidade intelectual. Esta é outra preocupação da BNCC. A pesquisa, a reflexão, a análise crítica e a imaginação auxiliam na descoberta de soluções com base em conhecimentos de diferentes áreas.

3. Repertório cultural 

Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais compõe o terceiro eixo proposto pela BNCC. Além do aprendizado da realidade, ele considera a participação em práticas de produção artístico-cultural, que é fundamental na formação do estudante. Por isso, música, teatro e outras práticas são muito bem-vindas na escola.

4. Comunicação 

O uso de diferentes linguagens para se expressar é outra preocupação do documento. Elas podem ser verbal, visual, musical, corporal, entre outras. Então, além das manifestações já listadas, vale a pena incluir aulas de Libras e de línguas estrangeiras modernas. Nesse sentido, o inglês já é obrigatório em todas as escolas.

5. Cultura digital 

As tecnologias digitais de informação e comunicação fazem parte da quinta competência da BNCC. Elas devem auxiliar nos desenvolvimentos pessoal e coletivo.

6. Trabalho e projeto de vida 

A escola é importante como instrumento de apropriação do conhecimento e exercício da cidadania. (Fonte: Smolaw/Shutterstock/Reprodução)

A escola e a universidade dão suporte para o ingresso no mundo do trabalho, por isso é importante que o ensino considere esse fator e crie competências para que o aluno trace seu projeto de vida com autonomia. Além disso, consciência crítica e de cidadania são pilares a serem construídos desde já.

7. Argumentação 

Aprender a expressar ideias por meio de fatos, dados e informações confiáveis é algo fundamental. Esse é outro cuidado a ser observado e vale para diversos eixos, como nos direitos humanos, na consciência socioambiental e no cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Autoconhecimento e autocuidado 

A máxima socrática do “conhece-te a ti mesmo” continua em alta. O cuidado com as saúdes física e mental e a atenção à diversidade humana também são competências importantes durante o ensino. 

9. Empatia e cooperação 

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação também está previsto na BNCC. Dessa forma, além de conteúdos formais, a educação considera o respeito aos direitos humanos e à diversidade.

10. Responsabilidade e cidadania 

Por fim, deve-se priorizar as ações pessoal e coletiva com foco na cidadania. Aqui, ética, democracia e participação são regras de ouro e devem sustentar o cotidiano escolar.

Gostou deste conteúdo? Conheça o Sistema Mackenzie de Ensino.

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

52840cookie-checkBNCC: entenda o que é e para o que serve
Sair da versão mobile