BNCC: entenda o que é e para o que serve

Emitida pelo Ministério da Educação (MEC) e atendendo ao artigo nono da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), sancionada em 1996, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um instrumento que veio nortear o currículo das escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio. 

A BNCC regulamenta as aprendizagens essenciais que o currículo de todas as instituições de ensino devem contemplar. Nesse contexto, o aluno terá garantido o direito a uma educação de qualidade e ao desenvolvimento de suas potencialidades, independentemente da escola a que esteja vinculado ou da região geográfica em que se encontre.

Para isso, a LDB prevê quais devem ser as dez competências a serem observadas por cada escola na elaboração do seu currículo. Saiba quais são elas.

1. Conhecimento 

A escola deve auxiliar o estudante na interpretação da realidade que o cerca. (Fonte: Monkey Business Images/Shutterstock)
A escola deve auxiliar o estudante na interpretação da realidade que o cerca. (Fonte: Monkey Business Images/Shutterstock/Reprodução)

A primeira competência da BNCC se refere à valorização do conhecimento sobre o mundo para entender e explicar a realidade. Além disso, enfatiza o aprendizado contínuo e colabora para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Pensamento científico, crítico e criativo 

Exercitar a curiosidade intelectual. Esta é outra preocupação da BNCC. A pesquisa, a reflexão, a análise crítica e a imaginação auxiliam na descoberta de soluções com base em conhecimentos de diferentes áreas.

3. Repertório cultural 

Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais compõe o terceiro eixo proposto pela BNCC. Além do aprendizado da realidade, ele considera a participação em práticas de produção artístico-cultural, que é fundamental na formação do estudante. Por isso, música, teatro e outras práticas são muito bem-vindas na escola.

4. Comunicação 

O uso de diferentes linguagens para se expressar é outra preocupação do documento. Elas podem ser verbal, visual, musical, corporal, entre outras. Então, além das manifestações já listadas, vale a pena incluir aulas de Libras e de línguas estrangeiras modernas. Nesse sentido, o inglês já é obrigatório em todas as escolas.

5. Cultura digital 

As tecnologias digitais de informação e comunicação fazem parte da quinta competência da BNCC. Elas devem auxiliar nos desenvolvimentos pessoal e coletivo.

6. Trabalho e projeto de vida 

A escola é importante como instrumento de apropriação do conhecimento e exercício da cidadania. (Fonte: Smolaw/Shutterstock)
A escola é importante como instrumento de apropriação do conhecimento e exercício da cidadania. (Fonte: Smolaw/Shutterstock/Reprodução)

A escola e a universidade dão suporte para o ingresso no mundo do trabalho, por isso é importante que o ensino considere esse fator e crie competências para que o aluno trace seu projeto de vida com autonomia. Além disso, consciência crítica e de cidadania são pilares a serem construídos desde já.

7. Argumentação 

Aprender a expressar ideias por meio de fatos, dados e informações confiáveis é algo fundamental. Esse é outro cuidado a ser observado e vale para diversos eixos, como nos direitos humanos, na consciência socioambiental e no cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Autoconhecimento e autocuidado 

A máxima socrática do “conhece-te a ti mesmo” continua em alta. O cuidado com as saúdes física e mental e a atenção à diversidade humana também são competências importantes durante o ensino. 

9. Empatia e cooperação 

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação também está previsto na BNCC. Dessa forma, além de conteúdos formais, a educação considera o respeito aos direitos humanos e à diversidade.

10. Responsabilidade e cidadania 

Por fim, deve-se priorizar as ações pessoal e coletiva com foco na cidadania. Aqui, ética, democracia e participação são regras de ouro e devem sustentar o cotidiano escolar.

Gostou deste conteúdo? Conheça o Sistema Mackenzie de Ensino.

Fonte: Ministério da Educação (MEC)

52840cookie-checkBNCC: entenda o que é e para o que serve