6 instrumentos musicais para fazer em casa com as crianças

Quer um ensino de tradição para seu filho? Conheça os Colégios Mackenzie!

Enfrentar uma pandemia não é fácil. Mesmo que não se adoeça, o estresse, a incerteza e o luto por pessoas próximas são desafios para os quais ninguém estava preparado. E viver esse momento com crianças em casa é ainda mais difícil, pois elas também sofrem nessa fase atípica por estarem apartadas dos coleguinhas, precisando assistir a aulas a distância e não podendo brincar fora de casa. 

Isso não quer dizer que não haja espaço para diversão. Confira alguns instrumentos musicais que podem ser feitos em casa junto das crianças. Assim, o entretenimento é duplo: além de tocá-los, elas podem construí-los e passar bons momentos com você. 

1. Chocalho

Os instrumentos de percussão são os mais interessantes para esse momento, já que são fáceis de fazer e produzem som real. E que tal começar com um chocalho?

Para isso, separe um recipiente comprido e alguns grãos. Um miolo de papel toalha e um punhado de arroz são ideais. Nesse caso, você insere os grãos e fecha as laterais do papelão com durex ou papel filme. Pronto: seu primeiro instrumento está aí.

2. Pandeiro

O pandeiro é um instrumento bastante difundido no Brasil. (Fonte: Dizfoto/Shutterstock/Reprodução)

Se a sua família tem o hábito de ouvir samba, não pode faltar em casa um bom pandeiro. Para fazer um, você pode recortar um papelão grosso em formato circular e colar ao redor dele tampinhas de garrafa. 

Caso queira simular o som do metal, vale a pena amarrar pares de tampinhas em diferentes pontos do círculo. Assim, ao bater no papelão, elas complementarão o efeito da batida.

Uma dica: se a mão da criança ainda for pequena, vale a pena fazer uma meia lua, que é menor e vazada.

Veja também:

3. Bateria

Agora, se a sua família gosta mesmo é de um rock pesado, está na hora de tornar seu filho um baterista de primeira. Para isso, separe algumas caixas (se forem de diferentes tamanhos e materiais, melhor ainda!), latas e tampas de panela. Assim, você monta um instrumento completo. 

Ah, não se esqueça das baquetas! Dois hashis (palitos de comida japonesa), duas colheres ou até escovas de dente usadas podem ser úteis.

4. Xilofone

Está na hora da melodia. E, para construir um xilofone caseiro, você pode separar alguns copos de vidro e enchê-los com diferentes níveis de água. Assim, ao bater neles com uma colher, eles vibrarão em diferentes notas.

Como você já deve ter percebido, esse instrumento tem vidro e exige, portanto, a supervisão de adultos. 

5. Violão

O tamanho do violão pode ser adaptado ao da criança. (Fonte: Anna Nahabed/Shutterstock/Reprodução)

Outra possibilidade bacana é construir um violão. Pegue uma caixa de papelão grande e desenhe nela o formato do corpo do instrumento. Na sequência, faça o desenho do braço do violão de forma proporcional ao tamanho do braço da criança.

Recorte o instrumento e convide o seu filho para colori-lo. Feito isso, basta colar seis fios de nylon. Esse mesmo instrumento pode ser uma guitarra. Que tal desenhar um modelo de cada lado do papelão?

6. Microfone

A banda está quase completa. Só falta um vocalista. Por isso, é hora de conseguir um bom microfone. Pegue o miolo de um papel higiênico e cole sobre ele uma bolinha de papel. Caso você deseje algo mais profissional, pode colar uma bolinha de isopor. Você encontrará isso em papelarias.

Agora sim, tudo pronto para o show! Faça uma live com tios, avós, primos e amigos. Afinal, não é sempre que se tem música ao vivo na sala de casa!

Fonte: Tempo Junto.

45132cookie-check6 instrumentos musicais para fazer em casa com as crianças