Quer um ensino de tradição para seu filho? Conheça os Colégios Mackenzie!
Com o isolamento social, as crianças ficam mais tempo em casa. Viagens, passeios no parque e até atividades escolares têm sido restritas durante esse período, mas isso não quer dizer que não seja possível se divertir com seus filhos.
Da sala de casa, é possível percorrer diferentes universos e ainda ensinar lições valiosas à meninada por meio do cinema. Confira quatro dicas de filmes para assistir com as crianças.
E se você repassasse a outras três pessoas algo bom que alguém tenha feito a você? Essa foi a proposta do adolescente Trevor McKinney quando seu professor de Estudos Sociais, Eugene Simonet, pediu que cada aluno criasse um projeto para mudar o mundo de alguma forma.
Baseado no livro Pay It Forward (passe isso adiante, em tradução livre), da escritora Catherine Ryan Hyde, o clássico do início dos anos 2000 segue bastante atual, sobretudo diante da crise enfrentada agora, que exige cooperação global e muito amor ao próximo. É uma ótima pedida para assistir com seu filho e ensinar valores, como a empatia e seu papel na transformação social. Confira o trailer.
Após décadas de filmes com protagonistas em busca de príncipes encantados, a Disney passou a lançar contos de fadas que abordam outras formas de amor, como o afeto familiar. Esse é o caso de Frozen – Uma Aventura Congelante.
Na animação, Anna, uma princesa corajosa, parte em uma jornada perigosa para encontrar sua irmã Elsa em meio a terríveis e enormes montanhas de gelo. Salvando Elsa, Anna tem também a possibilidade de acabar com a maldição do inverno eterno, que está provocando o congelamento do reino inteiro.
O filme traz uma oportunidade lúdica de abordar o amor em família e o poder do afeto e da coragem no enfrentamento de qualquer problema difícil. Confira o trailer.
Nomear as próprias emoções e lidar com elas é um grande desafio em qualquer idade. Não é difícil entender, portanto, por que a animação Divertida Mente, da Pixar e da Disney, tornou-se tão popular também entre adultos. O filme conta a história de Riley, uma menina de 11 anos que muda de cidadee precisa enfrentar uma série de transformações em sua vida.
A trama surpreende porque a história é contada de dentro da cabeça da criança, onde vivem a Alegria, a Tristeza, o Medo, a Raiva e o Nojo. São essas cinco emoções que definem a forma como a protagonista lida com os problemas e as vitórias cotidianas.
Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2016, essa obra é indicada como programa entre pais e filhos por apresentar aos pequenos diferentes formas de categorizar e conhecer as próprias emoções. Veja o trailer.
Outro drama profundo com enredo criativo é Viva – A Vida é uma Festa. O filme conta a história de Miguel, um garoto mexicano de 12 anos que sonha ser músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz. O problema é que sua família não concorda com a decisão e o motivo é um segredo de família que vai sendo explicado ao longo da trama.
Buscando concretizar seu objetivo, o menino ingressa em uma jornada de autoconhecimento e descobre um universo de histórias sobre seus antepassados.
Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2019, a obra fala de sonhos, amor em família, ancestralidade, além de abordar o luto de maneira sensível e lúdica perpassando crenças do imaginário popular mexicano. Confira o trailer.
Fontes: Catho, Observatório do Cinema, Observatório da TV, Revista Superinteressante.