4 filmes para assistir com seus filhos

Quer um ensino de tradição para seu filho? Conheça os Colégios Mackenzie!

Com o isolamento social, as crianças ficam mais tempo em casa. Viagens, passeios no parque e até atividades escolares têm sido restritas durante esse período, mas isso não quer dizer que não seja possível se divertir com seus filhos. 

Da sala de casa, é possível percorrer diferentes universos e ainda ensinar lições valiosas à meninada por meio do cinema. Confira quatro dicas de filmes para assistir com as crianças.

1. A Corrente do Bem (2001)

Filmes que Desafiam: "Favores em Cadeia"
A Corrente do Bem é um filme muito indicado para se assistir em família. (Fonte: A Corrente do Bem/Reprodução)

E se você repassasse a outras três pessoas algo bom que alguém tenha feito a você? Essa foi a proposta do adolescente Trevor McKinney quando seu professor de Estudos Sociais, Eugene Simonet, pediu que cada aluno criasse um projeto para mudar o mundo de alguma forma. 

Baseado no livro Pay It Forward (passe isso adiante, em tradução livre), da escritora Catherine Ryan Hyde, o clássico do início dos anos 2000 segue bastante atual, sobretudo diante da crise enfrentada agora, que exige cooperação global e muito amor ao próximo. É uma ótima pedida para assistir com seu filho e ensinar valores, como a empatia e seu papel na transformação social. Confira o trailer.

2. Frozen – Uma Aventura Congelante (2013)

Disney abre o jogo sobre romance de Elsa em Frozen
Frozen – Uma Aventura Congelante fala de amor em família e coragem. (Fonte: Walt Disney Studios/Divulgação)

Após décadas de filmes com protagonistas em busca de príncipes encantados, a Disney passou a lançar contos de fadas que abordam outras formas de amor, como o afeto familiar. Esse é o caso de Frozen – Uma Aventura Congelante

Na animação, Anna, uma princesa corajosa, parte em uma jornada perigosa para encontrar sua irmã Elsa em meio a terríveis e enormes montanhas de gelo. Salvando Elsa, Anna tem também a possibilidade de acabar com a maldição do inverno eterno, que está provocando o congelamento do reino inteiro.

O filme traz uma oportunidade lúdica de abordar o amor em família e o poder do afeto e da coragem no enfrentamento de qualquer problema difícil. Confira o trailer.

3. Divertida Mente (2015)

Cinema Especial apresenta o filme Divertida Mente
Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2016, Divertida Mente mostra como operam os sentimentos na cabeça de uma criança. (Fonte: Divertida Mente/Reprodução)

Nomear as próprias emoções e lidar com elas é um grande desafio em qualquer idade. Não é difícil entender, portanto, por que a animação Divertida Mente, da Pixar e da Disney, tornou-se tão popular também entre adultos. O filme conta a história de Riley, uma menina de 11 anos que muda de cidadee precisa enfrentar uma série de transformações em sua vida. 

A trama surpreende porque a história é contada de dentro da cabeça da criança, onde vivem a Alegria, a Tristeza, o Medo, a Raiva e o Nojo. São essas cinco emoções que definem a forma como a protagonista lida com os problemas e as vitórias cotidianas. 

Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2016, essa obra é indicada como programa entre pais e filhos por apresentar aos pequenos diferentes formas de categorizar e conhecer as próprias emoções. Veja o trailer.

4. Viva – A Vida é uma Festa (2018)

Um papo com Gael García Bernal sobre “Viva – a Vida é uma Festa” | Super
Viva – A Vida é uma Festa usa referências da cultura mexicana para abordar o amor, o luto e a determinação para perseguir seus sonhos. (Fonte: Viva – A Vida é uma Festa/Reprodução)

Outro drama profundo com enredo criativo é Viva – A Vida é uma Festa. O filme conta a história de Miguel, um garoto mexicano de 12 anos que sonha ser músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz. O problema é que sua família não concorda com a decisão e o motivo é um segredo de família que vai sendo explicado ao longo da trama. 

Buscando concretizar seu objetivo, o menino ingressa em uma jornada de autoconhecimento e descobre um universo de histórias sobre seus antepassados. 

Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2019, a obra fala de sonhos, amor em família, ancestralidade, além de abordar o luto de maneira sensível e lúdica perpassando crenças do imaginário popular mexicano. Confira o trailer. 

Fontes: Catho, Observatório do Cinema, Observatório da TV, Revista Superinteressante.

42180cookie-check4 filmes para assistir com seus filhos