Tudo sobre o Texto Dissertativo-Expositivo

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Cada gênero textual tem suas características e seus formatos, sempre com objetivos diferentes. De forma resumida, no texto expositivo, o foco é a informação e o objetivo é apresentar algo ao leitor.

Não importa se é uma ideia ou um tema. O essencial é que durante a leitura seja possível identificar exatamente sobre o que se fala, ou seja, todas as informações básicas, as mais importantes, devem estar listadas.

O texto dissertativo-expositivo é um dos gêneros textuais cobrados em provas, como vestibulares. Quer saber mais sobre o texto dissertativo-expositivo? Preparamos todas as informações essenciais para você conhecer e elaborar esse tipo de texto.

O que é texto dissertativo-expositivo?

(Fonte: Shutterstock)

O texto dissertativo-expositivo é um espaço de transmissão de ideia, no qual se explana sobre um tema, apresentando informações, características e descrevendo o que é necessário para o leitor entender o assunto tratado. É um tipo textual conhecido pela objetividade, além de ser esclarecedor.

Esse texto é muito importante durante a vida acadêmica, sendo utilizado em apresentações de seminários, por exemplo, e em artigos científicos. É um recurso que permite a transmissão de ideias de forma acessível e objetiva.

Características do texto dissertativo-expositivo

O primeiro passo para executar ou identificar um tipo textual é conhecer o seu formato. Todo texto tem características essenciais que permitem seu reconhecimento, sem que seja necessária uma análise mais profunda.

Esses aspectos também permitem que seja mais simples executar a escrita de um texto. As principais características do texto dissertativo-expositivo são:

Dicas para um bom texto dissertativo-expositivo

(Fonte: Shutterstock)

Para escrever um bom texto dissertativo-expositivo, existem algumas dicas básicas que auxiliam na construção da estrutura e, ao mesmo tempo, permitem que o sucesso seja alcançado: inicie o texto com uma introdução em que você apresentará o assunto abordado e definirá o ponto de vista defendido ao longo da redação;

Agora que você já sabe tudo sobre o gênero textual dissertativo-expositivo, é hora de treinar. Não se esqueça de manter uma rotina de escritas e desenvolver sempre suas habilidades.

27224cookie-checkTudo sobre o Texto Dissertativo-Expositivo