Dicas valiosas para te ajudar na prova do vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Um dos dias mais esperados da vida do vestibulando, sem dúvidas, é o momento da prova. E para mandar bem de verdade, além de estudar todos os conteúdos e fazer simulados, algumas dicas podem ajudá-lo a evitar aquele nervosismo excessivo e de quebra te dar mais confiança para a realização da prova.

Confira as nossas dicas e aprenda a manter a calma e organizar o seu tempo no vestibular, sem surpresas.

Organize o seu tempo

Fonte: Tenor

A regra é clara: para começar a prova você precisa analisar o tempo proposto versus a quantidade e dificuldade das questões. O importante é entregar a prova completa com o máximo de perguntas corretas, certo? Então comece pelas disciplinas que você tem facilidade, depois, dedique mais tempo nos pontos que tiver dificuldade. E é claro, não se esqueça do gabarito. Preenchê-lo com pressa pode colocar tudo a perder. Confira mais sobre o assunto em: Por onde começar a responder as questões do vestibular?

Dedique-se à redação

Fonte: Tenor

É importante ainda reservar um período especial apenas para a redação. Como a maior parte das provas destina um grande peso para ela, começar por aí pode ser uma boa pedida; com a cabeça fresca, sem o cansaço ou a preocupação com uma questão ou outra, as ideias podem fluir melhor para o desenrolar do texto.

Treinar o estilo textual solicitado para cada modelo de prova, conhecer sua estrutura e abordagem pode ajudar ainda mais. Outro ponto importante para fazer uma boa redação é chegar munido de informações. Os famosos “conhecimentos gerais”, noticiários e principalmente o seu poder de argumentação podem agregar muito na produção textual.

Leia mais sobre o assunto em: Como fazer uma boa redação e elevar sua nota no vestibular

Dê atenção à literatura brasileira

Fonte: Tenor

Mesmo que a instituição de ensino não forneça uma lista obrigatória de livros para a realização da prova, ter conhecimento da literatura brasileira certamente ajudará a produzir textos, interpretar e ainda ter opinião crítica sobre diversos assuntos. Alguns trechos clássicos como os de Dom Casmurro e Capitães da Areia por vezes são utilizados, além de questões específicas sobre os livros, para perguntas de quesitos sociais ou ainda sobre aplicação da língua portuguesa. E é claro, quanto mais habituado você estiver com a leitura e linguagem do texto, maiores serão as chances de sair na frente.

Confira mais sobre o assunto em: 8 livros clássicos da literatura brasileira que aparecem no vestibular

Respire fundo!

Fonte: Tenor

Deu aquele branco? Relaxe e respire fundo. Pode parecer uma dica estranha do médico da família, mas a correta respiração ajuda a manter o cérebro com o oxigênio necessário para funcionar bem, principalmente em um momento de tensão. Um método simples para respirar e proporcionar bem-estar ao corpo é a regra “Três em Três”. Ela consiste basicamente em três passos simples, contanto um segundo para cada. Primeiro deve-se manter a postura reta e inspirar; na sequência, soltar o ar lentamente; e, por último, manter-se sem esse ar pelo mesmo período. A repetição desse método por três vezes consecutivas pode ser ainda mais efetiva. Leia mais sobre o assunto em: 5 exercícios de respiração para acalmar a ansiedade durante as provas

E mãos à obra! Se você já respirou sem pressa, separou os conteúdos por ordem de prioridade e está ligeiro com as literaturas, não tem segredo. É só ler com calma e fazer uma boa prova.

Confira outras dicas para organizar o período pré-vestibular

2361cookie-checkDicas valiosas para te ajudar na prova do vestibular