Curiosidades, mitos e verdades sobre o curso de Administração

Quem está em fase de escolha de uma profissão ouve muito falar que o curso de Administração serve para tudo e que se você não sabe bem o que quer deve tentar ser administrador; mas se engana quem acha que esse é um curso para indecisos.

Para ter bom desempenho tanto no curso quanto na carreira, é preciso desenvolver visão estratégica, pensamento lógico, criatividade e bastante resiliência. Isso tudo é necessário, pois, apesar de ser da área de ciências sociais, o futuro administrador terá que lidar com números, dados e pessoas — e saber gerenciar tudo isso com equilíbrio.

A profissão tem despertado a atenção dos estudantes nos últimos tempos. Em aproximadamente 20 anos, a procura pelo curso cresceu cerca de 185%, elevando de 35 mil para mais de 99 mil o número de profissionais formados, de acordo com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Conheça alguns detalhes dessa profissão que acompanha as mudanças do mercado:

O que o administrador estuda?

De tudo um pouco (ou muito). É seguro dizer que no curso de Administração a formação é bastante ampla e abrangente, indo desde disciplinas como Comunicação e Ética, passando por Marketing, Gestão de Pessoas até Finanças e Logística. O estudante explora diversas áreas do conhecimento, e isso acontece porque o profissional em formação deve ter uma visão global do negócio e estar preparado para ser estratégico, seja qual for o cenário.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

São apenas números

Esse é um grande mito da Administração, pois nem só de números vive esse profissional; ou, melhor, os números podem ser pessoas, caso a área de atuação seja o departamento de Recursos Humanos. Além disso, é preciso saber negociar para bem administrar, e isso é feito com pessoas.

Há cursos como o da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que oferece Administração com linha de formação em Gestão de Comércio Exterior. O objetivo é preparar profissionais para lidar com negócios internacionais, já que o mercado está cada vez mais globalizado.

Com isso, surgem também novas demandas para a formação do profissional de Administração: relações internacionais e diferentes idiomas. Mais do que aprender a gerenciar empresas e negócios, o profissional do futuro deve saber interagir com diferentes culturas, realidades diversas e em idiomas que vão além do inglês. Saber francês, espanhol e alemão já é requisito básico em algumas empresas multinacionais renomadas.

(Fonte: Getty Images/Reproduçõa)

Onde o administrador trabalha?

Por ser uma formação completa, o estudante de Administração tem um cenário bastante favorável à sua frente. Em geral, esse profissional ocupa cargos de diretoria, gerência e coordenação em diferentes setores mundiais. Mas é claro que é mito achar que haverá emprego garantido logo após a formatura.

Especialistas indicam que o desempenho do aluno durante o curso, sua dedicação, curiosidade e força de vontade são os itens que mais destacam pessoas no mercado de trabalho. Então, aliar tudo isso a uma boa instituição de ensino é a receita certa para o sucesso.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Administração.

2240cookie-checkCuriosidades, mitos e verdades sobre o curso de Administração