A área de engenharia civil é considerada uma das mais promissoras do futuro, e o mercado tem se reaquecido, especialmente com o aumento no nível de confiança e com os investimentos em novas tecnologias. Nesse cenário, as opções para quem quer ingressar no setor são enormes.

O ideal é que os engenheiros iniciem a carreira ainda na universidade. Para isso, o estágio agrega conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, mas muitos estudantes têm dúvidas quanto aos campos que concentram as oportunidades. Pensando nisso, apresentamos as áreas que oferecem mais oportunidades, assim como dicas para se destacar e conseguir um estágio.

Desenvolvimento de materiais

​(Fonte: Freepik)

Uma área que está em crescimento e que tem absorvido muitos engenheiros é o desenvolvimento de materiais. Com métodos sustentáveis ganhando cada vez mais espaço, a preocupação é oferecer um produto que una durabilidade, sustentabilidade e economia.

Assim, cada vez mais empresas de materiais de construção civil têm buscado criar um setor de desenvolvimento. Para o estudante, o estágio na área permite contato com o futuro da profissão, além do conhecimento dos produtos usados.

Água e esgoto

A presença de um profissional de engenharia civil é essencial para garantir o desenvolvimento e a aplicação corretos de água e esgoto. Por ser composta por serviços públicos, a área tem demanda constante e oferecimento regular de oportunidades.

Para quem deseja atuar nesse campo, é importante acompanhar editais de prefeituras e procurar conhecer os requisitos necessários. Como é um estágio público, pode haver algumas diferenças tanto na concorrência como na permanência.

Mineração

​(Fonte: Freepik)

Essa é uma área em constante desenvolvimento. Com novos minerais sendo descobertos ao mesmo tempo em que as aplicações para os já conhecidos estão aumentando, é esperado que a mineração tenha um crescimento expressivo nos próximos anos.

No entanto, essa é uma área de atuação mais específica e acontece em pontos singulares do País. Quem deseja atuar no setor precisa ter conhecimento tanto nos diferentes métodos de mineração como nas particularidades de cada minério.

Construção civil

A construção civil, em geral, é o campo que mais absorve profissionais, por isso as vagas de estágio são abundantes e podem ser encontradas nas mais diversas regiões do País. Para o aluno, é uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a profissão e seguir de perto uma empreitada.

Normalmente, empresas maiores conseguem oferecer mais opções de trabalho. No entanto, mesmo escritórios que atendem a clientes diretos têm participado ativamente desse mercado. Para se destacar durante o processo seletivo é preciso mostrar seus diferenciais, e como o mercado oferece muitas possibilidades é normal que haja concorrência alta, então um currículo diferenciado pode ser a chave para o sucesso.

Consultoria

Fonte: Freepik
​(Fonte: Freepik)

Como um dos ramos da engenharia civil que ainda está se desenvolvendo, a consultoria vem crescendo constantemente e apresenta potencial para o futuro. Por esse motivo, provavelmente é a área que terá mais crescimento de vagas nos próximos anos.

O foco é conseguir oferecer um serviço que fuja do convencional, por isso o estudante de engenharia que busca um estágio nesse campo precisa focar uma formação completa e ao mesmo tempo entender as questões administrativas que envolvem uma construção.

Dicas para o estágio dos sonhos

Com tantas opções e outras áreas ainda em desenvolvimento, os estudantes têm a certeza de contar com uma infinidade de possibilidades. No entanto, para ter sucesso e conseguir a vaga almejada, é preciso seguir alguns passos:

  • desenvolva um currículo sólido: além da universidade, realize cursos extracurriculares e consiga se diferenciar, saiba aproveitar bem as oportunidades que surgem, sendo protagonista do seu aprendizado;
  • mantenha um networking eficiente: lembre-se de que a universidade também é um espaço de cooperação e conhecimento e esteja em contato com colegas de curso e professores;
  • tenha objetivos bem traçados: muitos jovens pensam que o estágio é apenas uma fase e acabam não direcionando esse momento aos objetivos; alinhe seus planos para o futuro com o momento atual e demonstre isso já no momento da entrevista, deixando claros seus próximos passos.

Para quem cursa Engenharia Civil e está buscando um estágio, o primeiro passo é descobrir a área com que se identifica e pesquisar as vagas abertas. Depois disso, observe a empresa e descubra como se destacar. Um bom currículo é importante, mas não se prenda a isso. Além disso, cursos complementares na área de foco também compõem um diferencial.


Se interessou pela área? Leia mais sobre o curso de Engenharia Civil!