Da vida molecular aos grandes ecossistemas, o biólogo pode trabalhar com microrganismos, plantas, animais, ecossistemas, biotecnologia, gestão ambiental, criação de leis e até mesmo na área da saúde. Quem pensa em estudar Biologia pode atuar no mercado de trabalho em uma diversidade de postos..

"Quando entramos no curso, conhecemos outro mundo através da biologia. Aprendemos a entender um pouco melhor o comportamento da vida e dos organismos vivos ao nosso redor. Mas precisamos escolher um caminho a seguir, e a especialização ajuda bastante nesse momento, para quem vê perspectiva além da carreira de professor", afirma André Scandolara, biólogo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mestre pela Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó).

A biologia é uma área em constante crescimento, pois nunca houve tanta preocupação com a saúde humana e do planeta como hoje. O mundo está cada vez mais alerta aos danos que que as ações humanas irresponsáveis podem causar à vida na Terra.

Estudando a biologia

Célula em animação citologia
(Fonte: Giphy)

A biologia nada mais é do que o estudo da vida e compreende morfologia, fisiologia, anatomia, comportamento, origem, evolução e distribuição dos seres vivos, macro ou microscópicos, além dos processos vitais e das relações entre eles. Como as formas de vida em nosso planeta são várias, na biologia é possível estudar e se especializar em diferentes áreas, como zoologia, botânica, genética, forense, molecular, ecologia e tantas outras.

Mercado de trabalho

Existem algumas áreas de atuação da biologia que estão em notável crescimento por conta da preocupação com o meio ambiente e a vida.

Pesquisa e educação

Biólogos analisando gráfico desenho
(Fonte: Giphy)

O formado em Ciências Biológicas pode atuar como cientista e pesquisador. O biólogo pode continuar na vida acadêmica com especializações e pós-graduações, como mestrado e doutorado, produzindo conhecimento para as futuras gerações ao nutrir e atualizar as pesquisas da área. De acordo com o Conselho Federal de Biologia (CFBio), cerca de um terço dos prêmios Nobel de Fisiologia ou Medicina foi concedido a pesquisadores de Ciências Biológicas.

Biotecnologia e genética

Representação de código genético
(Fonte: Giphy)

Para entender mais sobre a genética, a presença do biólogo no laboratório é essencial, pois é ele quem compreende como os organismos vivos se comportam e se relacionam com a vida ao redor, na manipulação de organismos para a produção de remédios e vacinas e até mesmo nas pesquisas para clonagem, por exemplo.

Institutos ambientais

Animação do planeta terra com árvore e nuvens
(Fonte: Giphy)

Em instituições governamentais e ONGs, o profissional atua na preservação e no manejo dos organismos vivos de uma região específica, como reservas ecológicas, ou administrando e gerenciando parques ecológicos e unidades de conservação de flora e fauna. Muitas vezes, nessa área, é preciso viajar e estar em constante contato com o meio ambiente.

Biologia forense

Decomposição de uma pétala de flor
(Fonte: Giphy)

A biologia também está na polícia científica, onde o profissional atua com equipes policiais para resolver crimes. Os biólogos são responsáveis por examinar amostras de sangue, fluidos corporais, cabelos, plantas e insetos encontrados na cena. Pode atuar, também, solucionando outros tipos de crime, como contaminação ambiental e tráfico de animais.

Indústrias

Indústria em funcionamento
(Fonte: Giphy)

Nesse setor, o biólogo pode trabalhar nas indústrias de medicamentos, de alimentos e bebidas ou em empresas de biotecnologia. Nas fábricas, o profissional pode ser responsável por desenvolver produtos que tenham microrganismos na composição, como bactérias e fungos. Cuida, também, da área da qualidade de processos, fazendo a fiscalização dos alimentos.

Consultoria

Outras áreas que merecem ser mencionadas são as de  consultoria para a Elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e as de Relatório de Impacto Ambiental (RIMA),  necessárias para que obras sejam autorizadas a acontecer.São muitas oportunidades para quem quer ingressar no universo da biologia.

Conheça mais sobre o curso.