Lidar com a educação é uma tarefa mais complexa do que muitos acreditam. Quem atua na área tem que trabalhar questões de inclusão, socialização escolar, dificuldades de aprendizado, desinteresse e outros problemas que podem impedir os alunos de atingirem seu potencial e prejudicar a dinâmica em sala de aula.

A psicopedagogia é uma resposta para essas questões, em uma pós-graduação que envolve questões de saúde e educação, podendo beneficiar diferentes setores. O trabalho do psicopedagogo é lidar com dificuldades e preveni-las, procurando entender a criança e o contexto em que ela está inserida para descobrir se existem melhores formas de transmitir a educação e desvendar o que pode estar causando problemas.

Quem se forma em Psicopedagogia pode trabalhar com profissionais de outras áreas, como fonoaudiólogos, psicólogos e neuropediatras, combinando as especialidades para chegar a soluções em diversas áreas.

Psicopedagogia Clínica ou Institucional: semelhanças e diferenças

(Fonte: Unsplash)


Quando tratamos de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica ou Institucional, a diferença entre elas pode parecer estar apenas no local de atuação: o primeiro profissional trabalha em clínicas e o segundo, em instituições. Essa definição é muito incompleta, porque as duas modalidades têm muito mais diferenças.

O psicopedagogo clínico, de fato, trabalha em um consultório, atendendo crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem. Normalmente, ele conta com a parceria de pediatras ou psicólogos, quando há necessidade de pedir encaminhamentos. O profissional faz diagnósticos, desenvolve técnicas de tratamento e orienta pais, responsáveis e professores para que o trabalho não acabe no consultório e o paciente tenha um tratamento mais completo.

A psicopedagogia institucional, por outro lado, é a atuação em escolas e outras instituições de ensino para melhorar os processos de aprendizagem no quadro geral, prevenindo e resolvendo problemas. O trabalho desse profissional é criar, junto à equipe da instituição, um ambiente mais favorável ao ensino.

O psicopedagogo institucional desenvolve projetos que envolvem toda a comunidade educativa, além de oferecer orientações individuais para resolver problemas específicos. Ele também costuma ser o responsável pela orientação vocacional, educacional e ocupacional no espaço escolar. Seu trabalho se resume à procura de soluções preventivas e remediativas para melhorar as relações e o ensino nas instituições.

Quanto às semelhanças entre as duas modalidades, podemos destacar aquelas que têm relação com as características necessárias para trabalhar com psicopedagogia, como:

  • compreender como se dá o processo de aprendizagem e a construção de conhecimento;
  • conhecer as principais dificuldades de aprendizagem e quais podem ser suas causas mais comuns;
  • entender os limites do seu trabalho e saber quando encaminhar os pacientes para outros profissionais;
  • reconhecer que seu trabalho se dá na relação com o outro e que por isso é preciso agir em conjunto tanto com outros profissionais quanto com pacientes, pais e professores;
  • saber da importância de se atualizar e continuar estudando para encontrar as melhores técnicas e soluções para seus pacientes.

Pós-graduação em Psicopedagogia

(Fonte: Unsplash)

A formação em Psicopedagogia é uma especialização, ou seja, uma pós-graduação lato sensu. O objetivo é formar especialistas com uma visão global da área, que saibam realizar ações tanto preventivas quanto remediativas em seu campo de atuação, seja ele clínico, seja institucional.

O curso tem como público-alvo profissionais pediatria, psicologia, fonoaudiologia e outras áreas relacionadas que possam se beneficiar dos conhecimentos em suas carreiras. O mais importante é ter interesse em trabalhar com as dificuldades de aprendizagem e querer crescer nesse âmbito.

Entre as disciplinas oferecidas na grade curricular, estão Desenvolvimento Humano, Fundamentos Neurobiológicos das Dificuldades de Aprendizagem, Psicopedagogia na Escola, Psicopedagogia Clínica e Prática Psicopedagógica Baseada em Evidência. O curso forma profissionais completos e preparados para todos os aspectos da profissão.

A psicopedagogia é uma área vasta e interessante, e fazer uma pós-graduação relacionada pode mudar sua vida profissional para melhor.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!