Área de TI vai além de formatar computadores

Encontrar uma carreira de que você gosta e que oferece uma enorme variedade de possibilidades gera uma sensação incrível — e esse pode ser o caso da Tecnologia da Informação, mais conhecida pela sigla TI.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O setor é muito mais vasto do que muitos imaginam e vai bem além de simplesmente consertar impressoras, formatar computadores ou descobrir por que a internet não está funcionando. Além disso, o mercado está bem aquecido: segundo a IDC Brasil, a área de TI crescerá 10,5% neste ano graças a novas tecnologias e à alta venda de eletrônicos.

Ficou curioso para saber mais e se aprofundar em todas as possibilidades de carreira? Então saiba mais a seguir!

Possibilidades sem fim

Começaremos com o básico. De modo geral, essa é a carreira de quem projeta, desenvolve ou aplica soluções de tecnologia em quase todos os níveis: programas, aparelhos eletrônicos, terminais de bancos de dados e redes ou conexões. O profissional atua em um setor específico, o que exige muita leitura e prática.

Conheça alguns dos cargos e setores dessa carreira tão promissora:

Suporte técnico

Apesar de ser o estereótipo do setor, a área de suporte técnico em informática é muito importante para empresas, governos e consumidores. O profissional de TI entende muito bem o funcionamento de uma máquina, detecta erros rapidamente e deve garantir que tudo esteja funcionando como deveria.

Programação

Essa é a área em que a mágica acontece! O programador é capaz de escrever códigos, compreender o que está listado em linhas que parecem intermináveis e indecifráveis e transportar tudo de forma visual para programas e serviços. Dominar uma linguagem de programação que está em evidência no momento é um ponto básico para quem pretende seguir na área. Segundo o Geekhunter, essa atualmente é a área mais valiosa do mercado.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Banco de dados

Companhias com muitos clientes, funcionários ou operações precisam de um ambiente virtual organizado e funcional para manter essas informações. Além disso, Big Data é um tema quente: muitas empresas têm uma quantidade absurda de dados e não sabem exatamente como analisá-los ou transformá-los em resultados. Para todos esses casos, um profissional de TI é indicado.

Administração de redes

Esse setor está diretamente relacionado com os anteriores, como bancos de dados e segurança. Ele também está em alta, e um profissional de TI pode se especializar na ligação entre empresas ou entre uma empresa e seus clientes, trabalhando para configurar e gerenciar serviços de conexão e manter a segurança e a comunicação entre terminais.

Segurança da informação

Privacidade, cibercrimes e proteção de dados são cada vez mais importantes em grandes e pequenas companhias — e a segurança de dados cresce na mesma intensidade que as ameaças. Por isso, o setor também é cheio de oportunidades para quem consegue construir um sistema inviolável ou evitar ameaças quando elas aparecem.

Planejamento de sistemas

Com tantas tarefas a realizar, às vezes é preciso ter alguém supervisionando todos os processos. Por isso, a área de Tecnologia da Informação tem espaço também para um planejador capaz de criar e aplicar uma estratégia de utilização de tecnologia em empresas ou órgãos públicos. Essa carreira é especialmente atraente para quem gosta de pensar no longo prazo, tem aptidão para gerenciar equipes e entende de mais de uma área, mesmo que de forma básica.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)

O profissional de TI está em todos os lugares

De nada adiantaria existir uma profissão tão vasta se a demanda de trabalho fosse baixa. Por isso, acredite: o profissional de TI que de fato entende do assunto é bastante requisitado e valorizado no mercado atual.

Isso porque a tecnologia, com seus problemas e especificações técnicas, está cada vez mais presente em todos os setores da sociedade. O suporte oferecido por esse tipo de profissional está presente no trabalho, na vida pessoal e nos lugares que frequentamos — seja para realmente consertar alguma coisa, seja para garantir que tudo funcione da melhor forma possível.

Agora é com você!

Curtiu a área e acha que ela pode ser sua futura carreira? Informe-se sobre os cursos no setor, pesquise mais profundamente sobre as áreas possíveis e boa sorte na vida profissional!

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Sistemas de Informação.

1980cookie-checkÁrea de TI vai além de formatar computadores