Como se preparar para o mercado de trabalho?

Encontrar um lugar no mercado de trabalho é uma tarefa complicada para milhares de pessoas e é uma questão que preocupa aqueles que estão iniciando a vida universitária. Pensando nisso, reunimos algumas dicas e informações sobre essa entrada na realidade profissional para ajudar na hora de se preparar para esse momento.

Empregos em destaque no mercado

No início de 2019, empresas de recrutamento como Michael Page, Page Personnel, Robert Half e Catho fizeram um levantamento sobre as profissões que tendem a ter uma demanda maior por profissionais qualificados nos próximos anos.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Segundo as pesquisas, segmentos de tecnologia, marketing, vendas e finanças seguem fortes e com ótima remuneração. Os cargos que poderão ser os mais disputados no futuro são os de gerente de desenvolvimento de negócios, consultor de investimentos, gerente de vendas, cientista de dados e desenvolvedor mobile.

Imagem: Reprodução/Dribble

Por isso, é importante estar preparado, caso um desses cargos chame sua atenção, para competir com outros profissionais que também buscam uma boa colocação no mercado de trabalho.

Dicas para se dar bem na hora de procurar um emprego

Existem alguns macetes para tentar se destacar quando você sentir que deve começar a sua carreira. Apesar de as dicas a seguir não precisarem ser levadas como lei, é interessante tentar absorver o máximo delas para montar o seu próprio “plano de ataque” quando for participar de alguma seleção para uma vaga do seu interesse.

1) Tenha calma na hora de escolher o curso superior

Definir o curso ideal é importante, escolhendo algo que você gostaria de estudar, mas também optando por aquilo que pode entregar a carreira ideal. Tenha bastante calma ao selecionar qual curso iniciar, estudando bastante o período pós-faculdade e como alguns profissionais se saíram depois de terem se formado.

Confira mais conteúdos sobre escolha profissional em:

Imagem: Reprodução/Giphy

Dessa forma, você consegue criar um plano para quando for realizar uma entrevista de emprego.

2) Foque exatamente o que você quer fazer após se formar

Após a graduação, uma ideia é tentar se especializar em alguma área de interesse e absorver um conhecimento geral sobre a área. Isso é importante pois dá uma vantagem sobre outros concorrentes pela vaga, além de abrir a possibilidade de atender a um nicho específico.

Imagem: Reprodução/Giphy

Especializando-se, você diminui o número de concorrentes e atende a uma porção específica do ramo que demanda por uma atenção especial.

3) Desenvolva a sua imagem profissional

Em cima dessa ideia de focar no que exatamente você quer fazer dentro de uma profissão, construa a sua marca, o seu nome, no mercado do trabalho. Tente analisar o que pode diferenciar você como profissional dos milhares de outros candidatos disponíveis.

Realizando cursos, buscando especializações na sua área e criando um diferencial que o destaque entre outros profissionais, você cria uma vantagem, chama a atenção de recrutadores e consegue mais facilmente alcançar seus objetivos.

4) Continue a sua busca por conhecimento

A sua jornada em busca de conhecimento não acaba quando o diploma chega às suas mãos. Tentar se especializar dentro da sua área, além de realizar diversos cursos para expandir os seus conhecimentos é de extrema importância para o mercado de trabalho.

Imagem: Reprodução/Studio Ghibli

Com a constante mudança no paradigma profissional, é vital manter-se atualizado e um passo à frente dos seus concorrentes. Conforme comentamos anteriormente, continuar com a expansão do seu conhecimento é importante para ter uma vantagem na hora de uma seleção.

Caso você queira saber mais sobre como fazer uma pós-graduação, dê uma olhada em nossos diferentes conteúdos sobre o assunto para ter mais informações.

5) Nem tudo depende só de você

Entenda que nem sempre as oportunidades que você deseja chegarão a você. O mercado de trabalho é bastante volátil e são necessários esforço e preparação para não ficar para trás; mesmo assim, acontecem episódios em que decisões internas acabam por preferir um funcionário a outro que poderia ser melhor para a vaga.

Não se deixe abater por esse tipo de acontecimento e continue se esforçando para tornar o seu currículo cada vez mais atraente, preparando-se para a vaga que você tanto deseja alcançar.

Conheça as opções de pós do Mackenzie

1812cookie-checkComo se preparar para o mercado de trabalho?