É o seu ano de fazer vestibular, e você está preocupado se vai dar conta da prova? Temos algumas dicas fáceis de serem seguidas e que vão ajudá-lo a manter uma vida saudável e obter o rendimento esperado.

Mudança de hábitos

Tudo começa com a mudança de hábitos. Para estar disposto a encarar uma nova rotina, é necessário que você mantenha o foco em seus objetivos. Você está estudando para passar no vestibular, mas quais são os seus objetivos? O que você pretende alcançar? O que o motiva a chegar lá?

Tenha bem claras as respostas para essas perguntas. Assim, enquanto você programa sua mudança de hábitos, pensar sobre o que deseja alcançar — e por que pretende isso — fará toda a diferença!

Cuide da alimentação

(Fonte: Giphy)

Todo esforço que você realiza demanda uma quantidade de energia, tanto para atividades físicas quanto para as mentais. E a energia da qual o seu corpo precisa vem dos alimentos que você ingere. Por isso, priorize refeições que contribuam para aumentar sua imunidade e melhorar o seu sono, favorecendo a sua memória.

Não se preocupe em mudar radicalmente. Confira as dicas e adote-as pouco a pouco.

  • Coma menos e com mais frequência: evite ficar horas sem comer para depois matar a fome com um prato imenso de lasanha. É preferível fazer lanches periódicos mais saudáveis.
  • Beba bastante líquido: não se esqueça de ingerir vários copos de água por dia. Se puder, beba suco de frutas e água de coco também.
  • Evite o excesso de cafeína: café, mate, guaraná natural e bebidas energéticas são ricos em cafeína e podem desregular o seu organismo, deixá-lo mais ansioso e prejudicar o seu sono. Se for consumir, faça isso com cuidado.
  • Prefira alimentos integrais: a melhor fonte de energia para o corpo é o carboidrato. Ele está presente, principalmente, em massas e pães. Nesse caso, os alimentos integrais são mais saudáveis, pois contêm o complexo B e mantêm a integridade dos carboidratos.
  • Coma alimentos com minerais e ácidos graxos: ingerir nozes, castanhas, atum, salmão etc. ajuda a manter a memória e a concentração em dia.
  • Coma frutas: elas são ricas em vitaminas, minerais e fornecem grandes quantidades de energia para o organismo.

Outra dica superimportante é comer alimentos leves na véspera e no dia da prova. Não experimente alimentos que você não está acostumado a comer nem faça refeições pesadas — churrasco ou feijoada, por exemplo. A digestão de alimentos pesados demora mais tempo e causa sonolência.

No dia da prova, leve água (ou água de coco), frutas e barras de cereais. Evite alimentos que têm foco no sabor e são pouco nutritivos, como salgadinhos, balas e refrigerantes.

Cuide do seu corpo

(Fonte: Giphy)

Passar horas estudando, sentado na mesma posição, pode parecer não exigir muito do seu corpo, mas isso é um engano — estar em forma é importante para que você não sinta dores durante os estudos. Exercitar-se também é recomendável porque, quando você cansa o seu corpo, consegue dormir e descansar com muito mais eficiência.

Se não puder frequentar uma academia, faça alongamentos todos os dias e tenha hábitos como caminhar ou usar bicicleta. Você também pode fazer amizade com pessoas que praticam seu esporte favorito e passar a praticá-lo sempre que possível.

Cuide da sua mente

(Fonte: Giphy)

Estudar é uma atividade mental e se a sua mente não está sadia, isso significa que seu aprendizado não será tão eficaz quanto poderia.

Para manter sua mente sadia e seu raciocínio eficiente, evite comparar sua vida com a de outras pessoas. Se o seu colega estuda 12 horas por dia e você não consegue fazer igual, não se desespere. Tenha seu próprio ritmo de estudos, desde que ele atenda às suas necessidades.

Também é importante se preparar para as situações indesejadas. Até o dia da prova, é possível que um imprevisto ocorra e você precise alterar a sua rotina. Esteja atento às mudanças e não as encare como obstáculos insuperáveis.

Para terminar, aconselhamos que você diminua o acesso às redes sociais. O excesso de informação é prejudicial ao seu cérebro e atrapalha a sua concentração.

Siga nossas dicas e tenha uma ótima prova!