Trabalhar e estudar requer muita disciplina. Quando se cursa uma pós-graduação EaD, o foco precisa ser redobrado. As aulas são assistidas pela internet e não há colegas e professores ao lado para lembrar de provas e trabalhos para entregar.

Além disso, o aluno faz os próprios horários. Nesse sentido, um apurado senso de autogestão é fundamental para quem opta por essa modalidade.Confira algumas dicas para se manter atento e não se perder no tempo.

Não subestime o curso

(Fonte: Giphy)

Uma das questões mais frequentes no EaD é sobre o grau de dificuldade de tocar os estudos. Alguns estudantes acreditam que, por ser realizado a distância, o curso é mais fácil do que o presencial. Na verdade, as duas modalidades estão no mesmo nível acadêmico e avaliativo. Não há razão para não dar tão duro quanto você daria em um curso presencial.

Descubra a plataforma

(Fonte: Giphy)

Você precisa conhecer o ambiente virtual que será seu companheiro pelos próximos semestres. Aproveite o seu acesso inicial para descobrir as funcionalidades, veja tutoriais e tire todas as dúvidas.

Faça um planejamento

(Fonte: Giphy)

Você não terá dias e horários específicos para acessar o material indicado pelos professores, mas terá prazos. Para chegar até a prova sem dúvidas, é necessário separar um tempo para estudar. O ideal é que você faça um planejamento semanal para garantir que todas as suas responsabilidades acadêmicas sejam resolvidas.

Organize-se

(Fonte: Giphy)

O espaço no qual você estuda faz bastante diferença, então procure manter o ambiente organizado para seguir o seu cronograma com mais ânimo e o mínimo de distrações. Deixe o local limpo e sem muitos objetos. Mantenha apenas o necessário: computador, papel e caneta para anotações.

Domine os seus lapsos

(Fonte: Giphy)

Por falar em distrações, elas podem ser verdadeiras vilãs do ensino a distância. Faça uma análise pessoal para entender o que mais o distrai no cotidiano: se for o celular, por exemplo, veja quais são os aplicativos você mais acessa e bloqueie-os durante o seu horário de estudo.

Busque a calmaria

(Fonte: Giphy)

Estudar em locais barulhentos ou com muita movimentação é bem difícil para a maioria das pessoas, então tente estabelecer o seu espaço em um lugar calmo. Se não for possível, experimente colocar fones de ouvido e escutar músicas ou sons que não distraiam, mas o afastem da bagunça exterior.

Envolva-se

(Fonte: Giphy)

Não deixe que a ideia de distância o impeça de se envolver com o curso, os professores e colegas. Participe de fóruns, interaja e faça perguntas sempre que quiser ou precisar. Isso tornará toda a experiência mais rica e ajudará a compreender o conteúdo, o que significa um uso inteligente do seu tempo.

Trabalhe a autonomia

(Fonte: Giphy)

Independência é uma palavra bem conhecida por quem faz EaD. É importante que você se lembre sempre de que é seu próprio "gerente"; você não estará sozinho, mas será responsável pelo seu próprio desempenho. Não dê desculpas vazias para não assistir às aulas ou não realizar tarefas, pois o único a ser convencido disso é você mesmo.

Tenha equilíbrio

(Fonte: Giphy)

Descansar e se divertir são pontos essenciais da vida. Durante os estudos não é diferente. Não deixe seu lazer de lado e faça pausas regulares para manter sua energia em alta e seu corpo e sua mente saudáveis.

Motive-se

(Fonte: Giphy)

Qualquer modalidade de curso exige comprometimento e motivação. Pense no que você quer para seu futuro, aonde pretende chegar com o que está aprendendo e crie mecanismos para se lembrar constantemente dos seus objetivos.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!