Conheça a estrutura da Constituição Federal de 1988

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A atual Constituição Federal foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e é um marco na história do Brasil. Representando a volta da democracia, a lei fundamental brasileira foi muito importante por garantir, de forma objetiva, os direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.

Conhecida também como Constituição Cidadã, recebeu esse nome por representar a volta da democracia após o Regime Militar, tendo como um de seus princípios fundamentais a dignidade das pessoas. Por isso, nossa Carta Constitucional é entendida hoje como uma das mais avançadas do mundo quanto à garantia dos direitos do cidadão.

Já que a Constituição é a Lei Fundamental do Estado e rege todas as relações das pessoas, é muito importante saber como ela funciona. Vamos entender melhor a Constituição Federal de 1988?

O que é Constituição?

(Fonte: Pixabay)

A Constituição é a lei base, ou seja, é o texto jurídico mais importante do País, e todas as outras leis precisam respeitar o que está previsto nela, senão correm o risco de virar normas jurídicas inconstitucionais.

Assim, a Constituição Federal serve como guia para o correto funcionamento do País, definindo a forma como o Estado deve se organizar, garantindo os direitos básicos dos cidadãos e criando um mecanismo que impeça o abuso de poder dos governantes.

Como é a estrutura da Constituição Federal de 1988?

(Fonte: Pixabay)

A Constituição de 1988 tem três partes:

  1. Preâmbulo: A parte introdutória, que não é considerada uma norma constitucional, portanto não serve para determinar a constitucionalidade das leis;
  2. Corpo normativo: Onde se encontra boa parte das normas da Constituição Federal, que vão do art. 1º até o art.250. Contém o famoso artigo 5º, que diz que “todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza”;
  3. Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT): O conjunto de regras que disciplina a transição entre as normas jurídicas anteriores e as novas normas, que entraram em vigor com a Constituição, com o intuito de não haver choque entre um ordenamento jurídico e outro.

Para que haja uma maior organização das normas, os temas da Constituição brasileira são divididos em várias partes, chamadas de título, capítulo, seção e subseção.

Estrutura das leis da Constituição Federal de 1988

(Fonte: Pixabay)

Ao abrir a Constituição Federal, é normal ficar confuso ao ver uma série de divisões. Só de ler nomenclaturas como caput, incisos e alíneas, muita gente pode ter vontade de correr. Mas pode ficar tranquilo, pois é bem mais fácil do que parece.

A estrutura das leis são feitas da seguinte forma:

Agora que você já sabe como funciona, que tal dar uma olhada na Constituição Federal de 1988 e identificar o que aprendeu aqui? Bons estudos.

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

1672cookie-checkConheça a estrutura da Constituição Federal de 1988