A escolha de uma pós-graduação é muito importante na hora de pensar no próximo passo de sua carreira. A pós-graduação  em Direito Penal e Processo Penal é uma boa opção para os bacharéis em Direito aperfeiçoarem seus conhecimentos, conseguindo as ferramentas necessárias para identificar, analisar e combater contravenções que afetam a sociedade.

O que é exatamente Direito Penal e Processo Penal?

​(Fonte: DepositPhotos)

Direito Penal refere-se ao conjunto de leis penais, ou legislação penal, assim como o sistema de interpretação dessa legislação. Ele propõe o estudo do conjunto de normas que classificam comportamentos indesejados como infrações penais, estabelecendo sanções para seu controle ou sua erradicação.

Já o Direito Processual Penal é o ramo dedicado ao estudo de aplicação jurisdicional do Direito Penal. Isso significa sistematizar os órgãos relacionados e seus respectivos auxiliares, buscando trazer a matéria penal da abstração à realidade.

O que é estudado na pós-graduação

(​Fonte: Alliant)

A pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal fornece conteúdo teórico e prático necessário para a total capacitação do aluno na atuação na área de ciências criminais. Parte-se de aulas de criminologia, passando pela dogmática penal e processual e chegando até a abordagem do direito penal econômico e crimes em espécie.

Algumas das matérias estudadas são Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública, Jurisdição e Medidas Cautelares, Aspectos Jurídicos da Corrupção, entre outras. A ideia da pós-graduação é fazer com que o aluno tenha total conhecimento sobre a legislação penal, conseguindo não somente saber como as leis funcionam, mas também realizar a sua análise dentro do contexto da sociedade, estabelecendo assim as diferentes penas que devem ser aplicadas aos contraventores.

Além disso, o curso fornece ferramentas para o aluno se formar tendo conhecimento para também analisar os crimes, ajudando a descobrir suas origens, além de seu impacto nos agentes e nas vítimas. Já a política criminal analisa a postura crítica do sistema penal, tornando o profissional apto a estudar novas medidas de combate ao crime.

No curso, os alunos discutem soluções para a prevenção de contravenções e o combate à macrocriminalidade, quando se afasta do indivíduo e passa a fazer parte de uma mazela social. Exemplos disso são terrorismo, crime organizado, narcotráfico, preconceito racial, crimes digitais, ambientais e corrupção.

Com os conhecimentos adquiridos na pós-graduação de Direito Penal e Processo Penal, os alunos ficam habilitados a usar o instrumento teórico jurídico para auxiliar na resolução de casos penais.

A pós-graduação é indicada para quem?

A pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal é voltada para bacharéis em Direito, como advogados, defensores públicos, juízes e membros do Ministério Público.