Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Muitos candidatos têm uma formação sólida e boas experiências, mas não conseguem uma vaga de trabalho em um mercado competitivo. Alguns profissionais possuem habilidades importantes para o cargo almejado, entretanto, por não conseguirem a contratação, não percebem o pequeno detalhe que os "emperra".

Identificar e corrigir pequenas falhas pode ser o passo que faltava ao candidato para alcançar o emprego dos sonhos. (Fonte: Pixabay)
Identificar e corrigir pequenas falhas pode ser o passo que faltava ao candidato para alcançar o emprego dos sonhos. (Fonte: Pixabay)

A ajuda de profissionais especializados em Recursos Humanos e na alocação de empregos pode ajudar a identificar os erros cometidos e indicar as habilidades a serem aperfeiçoadas. Algumas ações eficazes, porém, dependem apenas do postulante à vaga e podem ser realizadas de forma independente para ter sucesso na conquista de um emprego.

1. Conheça as oportunidades disponíveis

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Mesmo o profissional com a melhor pós-graduação e um histórico impressionante de experiências pode ser inútil na busca de um trabalho, caso as competências dele não puderem ser aproveitadas em uma vaga de emprego que esteja aberta.

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Portanto, antes de sair distribuindo currículos e fazendo contatos, o candidato deve procurar quais são as oportunidades disponíveis no mercado. A pesquisa de vagas pode mostrar-lhe onde tem mais chances de obter sucesso e até revelar oportunidades que não tinham sido imaginadas.

2. Peça um feedback sobre suas competências

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Fazer um levantamento de seus pontos fortes e suas habilidades a serem desenvolvidas é a base para começar a aprimorar suas competências e aumentar as chances de obter um emprego.

Por isso, é importante procurar colegas, supervisores e colaboradores de trabalhos anteriores para receber um feedback mais fidedigno sobre a sua atuação profissional. Um retorno de recrutadores de emprego também pode ser muito útil para verificar quais pontos devem ser melhorados.

2. Veja o perfil dos prováveis futuros colegas

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Depois de identificar as vagas disponíveis, é recomendável verificar o perfil dos prováveis futuros colegas de trabalho por meio de redes sociais para profissionais, como LinkedIn. Essa pode ser uma ótima ferramenta para o candidato verificar a formação e a experiência dos profissionais que já estão trabalhando na empresa para compará-las com o próprio currículo.

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Dessa forma, ao participar de um processo seletivo, o candidato pode destacar as informações que melhor se encaixam nas características dos colaboradores da organização. Ainda, caso necessário, essa pesquisa pode indicar uma formação complementar para que o candidato aumente a possibilidade de contratação por essa empresa.

3. Acompanhe o mercado de trabalho

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Uma maneira de diminuir a distância entre o candidato e o emprego almejado é continuar acompanhando as notícias do mercado de trabalho. A atualização o permitirá identificar, de forma mais natural, as demandas da área e saber quais habilidades melhorar para alcançar novas oportunidades de alocação.

O acompanhamento das notícias do mercado também mostrará aos selecionadores que o pretendente ao cargo oferecido poderá assumir a função com mais facilidade, melhorando as chances de contratação.

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Além disso, o candidato pode aproveitar o eventual tempo livre para fazer cursos de atualização ou especialização na área pretendida. Uma pós-graduação pode ajudar o profissional a preencher lacunas em sua formação e, com isso, melhorar sua posição na competitividade à vaga.

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