O curso de Administração é um dos mais procurados do Brasil, ficando entre os cinco mais buscados. Por ser versátil, essa profissão oferece muitas possibilidades de atuação aos profissionais, com a chance de desenvolver uma carreira de sucesso em grandes empresas. Para você tirar todas as dúvidas sobre essa área, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre as áreas de atuação do administrador.

Quais são as características de um administrador?

Fonte: Giphy

Quem deseja cursar a graduação de Administração precisa estar preparado para lidar com vários desafios na rotina de trabalho. Planejamento, organização, direção e controle são alguns dos principais destaques desse profissional. Outra característica que o aluno deve ter é uma boa visão estratégica e ser capaz de tomar decisões que visem ao melhor para a empresa.

Áreas de atuação da administração

O curso de Administração oferece várias possibilidades de atuação aos alunos. Para que você saiba se essa é a graduação certa para você, trouxemos algumas das principais áreas das quais esse profissional pode fazer parte.

Administração com foco em recursos humanos

Nesse ramo de atuação, o profissional fica direcionado a desenvolver atividades voltadas para a gestão de pessoas dentro de uma corporação. Na sua rotina estão atividades como controle de cargos e salários, coordenação de equipe, desenvolvimento de pessoal, recrutamento, contratação, avaliação de performance, treinamentos, entre outros.

Administração financeira

O administrador atuante na área financeira é responsável por organizar e analisar todos os números de uma empresa, devendo saber todos os valores de entrada e de saída, garantindo que a corporação se mantenha saudável; caso contrário, que seja capaz de identificar furos e traçar um plano de melhoria.

Marketing

O profissional de marketing é essencial em qualquer empresa, responsável por criar estratégias para divulgar e melhorar as vendas de produtos e de serviços, além de garantir que a imagem da empresa chegue até o público-alvo. Em sua rotina também estão pesquisas de mercado, criação de campanhas publicitárias e eventos.

Produção

Para atuar nesse ramo, o profissional precisa ser extremamente organizado, pois trabalha com compra de insumos, contratação de fornecedores, gerenciamento de estoque, cadeia de produção e é a ponte direta com a qualidade e entrega de produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Consultor

Uma área que vem crescendo cada vez mais dentro da administração é a consultiva. O especialista pode atuar de forma autônoma, prestando serviços para diferentes empresas, ou ser contratado por uma única corporação. O consultor analisa processos que já estão acontecendo e sugere melhorias para que a empresa cresça e lucre mais.

Planejamento estratégico

O administrador estratégico é o profissional das grandes corporações responsável por montar um plano de atuação para que a corporação cresça e alcance bons resultados. Para isso, deve ter perfil analítico, conhecer a fundo a empresa e o mercado em que ela atua.

O que se aprende no curso de Administração?

Fonte: Giphy

O curso de Administração é na modalidade bacharelado e tem duração de 8 semestres. Na matriz curricular, o aluno encontra disciplinas como:

  • Fundamentos da Matemática
  • Noções de Direito
  • Teorias da Administração
  • Contabilidade e Análise de Balanços
  • Estatística
  • Matemática Financeira
  • Sociologia das Organizações
  • Marketing
  • Processos Organizacionais
  • Investimentos
  • Gestão de Operações
  • Gestão Financeira
  • Gestão de Inovação
  • Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas
  • Gestão de Projetos

Quanto ganha um administrador?

Fonte: Giphy

A área administrativa oferece muitas possibilidades aos profissionais, que podem escolher o ramo de atuação que preferem. De acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE), a média salarial é de R$ 2.283 para o começo de carreira, podendo ir até R$ 6.029 para um profissional com 4 anos a 6 anos de experiência.