Áreas de atuação para graduados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A tecnologia está presente no dia a dia da maioria das pessoas, e por isso profissionais que trabalham nessa área podem desenvolver sua carreira de diversas maneiras. A busca por pessoas que sejam realmente qualificadas para trabalhar com Tecnologia da Informação ocorre em vários setores, e o profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um dos mais requisitados.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A atuação na análise e no desenvolvimento de sistemas pode começar com um curso técnico ou superior. Em ambos os casos, mas com profundidades diferentes, são abordadas disciplinas que ensinam como construir algoritmos, engenharia de software, estatística, teoria geral de sistemas e outros fatores importantes para quem quer seguir na carreira.

(Fonte: Giphy)

Analistas e desenvolvedores de sistemas, na verdade, podem começar a carreira em diversos ramos do mercado, porque qualquer tipo de empresa que precise de sistemas informatizados para funcionar, seja para fazer a gestão, seja para controlar a fabricação de produtos, precisa de um profissional do ramo para apresentar soluções e melhorias para os sistemas.

Confira algumas das áreas de atuação comuns para esses profissionais e suas principais tarefas no dia a dia.

1. Análise de suporte

(Fonte: Giphy)

O profissional que atua em uma empresa de qualquer ramo como analista de suporte faz a manutenção de computadores, da estrutura da rede local e dos sistemas operacionais utilizados na empresa.

2. Análise de sistemas

(Fonte: Giphy)

Os analistas de sistemas atuam em todo o processo de desenvolvimento de sistemas de informação, desde sua concepção até sua manutenção.

3. Desenvolvimento de sistemas e de softwares

(Fonte: Giphy)

Nessa área, o profissional desenvolve sistemas computacionais ligados à internet, utilizando linguagens de programação. O mesmo processo pode ser aplicado para desenvolver softwares diversos, seja para a própria empresa, seja para clientes.

Normalmente, o desenvolvedor se dedica não apenas a criar as linhas de programação para fazer o programa funcionar mas também a criar uma interface simples e intuitiva para o usuário. A área é conhecida por UX/UI, que se define por User Experience ou

4. Administração de banco de dados

(Fonte: Giphy)

Quem trabalha com a administração de banco de dados é responsável por gerenciar e analisar as informações necessárias para a empresa, fazendo manutenções e melhorias quando necessário.

5. Administração de redes

(Fonte: Giphy)

O administrador de redes é responsável por toda a infraestrutura de Tecnologia da Informação da empresa, realizando instalações, parametrizações, configurações de sistemas e, acima de tudo, mantendo a infraestrutura digital sempre segura.

Além dessas atividades, o profissional de análise e desenvolvimento de sistemas pode assumir um cargo de gerência para coordenar a equipe de TI ou trabalhar com prestação de serviços de maneira autônoma, dando consultorias e fazendo manutenções.

Todas as opções são possíveis para quem quer construir uma carreira na área. O importante é ser um profissional sério e responsável, que sempre está se atualizando para crescer no mercado de trabalho.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Sistema de Informação.

1072cookie-checkÁreas de atuação para graduados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas