Além do ensino: conheça as áreas de atuação do profissional de Letras

O curso de Letras é lembrado quando alguém revela ter interesse em ser professor, mas enganam-se aqueles que acreditam que essa graduação pode levar o estudante apenas para as salas de aula.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Pensando em esclarecer melhor as possibilidades que a área proporciona, reunimos algumas informações relevantes sobre como os estudantes podem se sair no mercado de trabalho após se formarem nesse campo.

Como é o curso de Letras?

O curso de Letras pode ser concluído em até 4 anos, consistindo em aprendizado relacionado ao estudo e à melhor compreensão do funcionamento da língua portuguesa e de línguas estrangeiras. A área aborda aspectos linguísticos dos idiomas, assim como suas literaturas.

Os estudantes lidam com uma variedade de textos que são fontes de análises literárias, leituras sobre estudos linguísticos, pesquisas e produções textuais. A graduação em Letras é ofertada em duas modalidades: bacharelado e licenciatura.

(Fonte: Giphy)

Na licenciatura, o graduado ingressa no mercado de trabalho na área de ensino e trabalha como professor em escolas, cursinhos e faculdades.

Aqueles que escolhem a modalidade bacharelado podem trabalhar em diferentes setores, realizando a revisão ou tradução de textos ou ainda criando conteúdo.

O mercado de trabalho

O graduado em Letras pode trabalhar em escolas públicas e particulares ou em cursos de línguas estrangeiras, mas também em editoras de livros e revistas.

Pode atuar em áreas relacionadas à comunicação, como em agências de publicidade, empresas de assessoria e também meios de comunicação.

Outra possibilidade é complementar a sua formação com cursos voltados às áreas de pesquisas, nas quais os interessados aprofundam seus estudos em língua portuguesa e estrangeira e em literaturas.

(Fonte: Giphy)

Aqueles profissionais que têm grande conhecimento e fluência em idiomas estrangeiros podem trabalhar em companhias multinacionais que necessitam de profissionais qualificados para a tradução de documentos e para o acompanhamento de reuniões de negócios.

Caso o curso de Letras seja do seu interesse, você poderá escolher entre essas opções.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Letras.

990cookie-checkAlém do ensino: conheça as áreas de atuação do profissional de Letras