Destacar-se no mercado de trabalho pode parecer uma tarefa complicada, mas não impossível — e pode ser algo extremamente recompensador. Com foco, dedicação e práticas essenciais, pode-se chamar atenção de colegas e superiores, brilhar dentro da empresa e garantir o futuro profissional.

Ter um currículo recheado e bem escrito é importante, mas não é o único fator levado em conta em um processo seletivo ou na hora de decidir promoções. Pequenas atitudes cultivadas geram bons frutos: você se torna um profissional e até uma pessoa melhor, além de ter mais chances de subir na carreira.

Ficou curioso? Então confira a seguir uma lista com alguns comportamentos que devem ser buscados e ações úteis que podem ajudar a sonhar ainda mais alto no mercado.

1. Faça muito networking

(Fonte: Pexels)

Você pode até não gostar dele, mas é difícil fugir do bom e velho networking no mercado de trabalho. A prática de fazer contatos durante expediente, eventos ou reuniões de negócios ainda é uma ótima forma de ter outras perspectivas e adquirir conhecimento.

A partir dessas conversas informais, é possível conhecer experiências de veteranos do mercado ou de quem está no começo da carreira. Além disso, elas estabelecem relações ou parcerias profissionais que podem ser úteis, já que você nunca sabe quando pode precisar do contato de alguém em determinado cargo ou com conhecimentos específicos. A prática também é importante para que você se torne visível no mercado e deixe sua marca.

2. Estude sempre

(Fonte: Giphy)

Conhecimento nunca é demais, e os estudos devem continuar mesmo depois da conclusão do curso universitário, seja com uma pós-graduação, seja de forma autodidata. Demonstrar que conhece o ambiente de trabalho, a empresa e o mercado atual é um diferencial para quem já está em um emprego ou busca um cargo melhor.

Estudar melhora o vocabulário, fornece argumentos e desenvolve um senso crítico mais apurado. Mesmo que você não seja um grande fã de leituras, procure temas que o agradem e tenham relação com seu campo de formação e atuação. Se preferir, busque alternativas como palestras ou podcasts para testar novos formatos de aprendizado.

Ser uma referência em determinado assunto também é uma boa dica para quem procura reconhecimento. Faça um curso de especialização em uma área de seu interesse para dominar um assunto ou habilidade, pois isso pode ser um diferencial, especialmente se o mercado em questão ainda for pouco explorado.

3. Estabeleça metas

(Fonte: Pexels)

Planejamento e disciplina ajudam a manter o foco, para que você tenha perspectivas de crescimento, tome decisões de forma estratégica e seja reconhecido como alguém disciplinado e prático.

Trace exatamente o que você busca como objetivo final e alinhe quais são os resultados que isso pode gerar. Escrever o planejamento em um caderno ou arquivo no computador ajuda a manter as "promessas" guardadas para serem conferidas sempre que possível. Durante esse processo, estabeleça também minimetas de curto prazo, mais simples de serem obtidas, que podem trazer pequenas satisfações e dar um ânimo no percurso.

4. Mostre iniciativa e proatividade

(Fonte: Giphy)

Um destaque não é apenas quem faz um bom trabalho quando recebe a solicitação de alguém mas também quem se adianta nas tarefas ou vai atrás de soluções para problemas que não estavam no radar ou não foram resolvidos até o momento.

Por isso, dê ideias e faça sugestões com frequência para mostrar que está interessado e por dentro do assunto. Da mesma forma, questione e tire dúvidas sempre que possível: isso é aprendizado e demonstra seu foco. Aproveite também para pensar no longo prazo e atentar para estratégias e problemas futuros — quase como um complemento do item anterior.

5. Mantenha um portfólio atualizado

(Fonte: Rentz/Reprodução)

O currículo não precisa ser a única forma de avaliação de uma pessoa no mundo profissional. Dependendo de sua área, é importante também manter um portfólio, um catálogo com seus principais, melhores e mais significativos resultados e trabalhos.

Essa é uma maneira de mostrar quem você é de um jeito direto e criativo, indicando que já acumula grandes experiências e tem um estilo próprio. O portfólio serve até para você revisar os destaques da própria carreira e decidir se é hora de continuar ou dar um passo adiante.

6. Esteja sempre atento

(Fonte: Giphy)

O mercado de trabalho está em constante transformação, assim como a área em que você se encontra. Esteja sempre atento às mudanças dos demais setores, entendendo os temas da moda, descobrindo as tendências e dominando termos e palavras-chave.

Isso pode posicioná-lo no mercado como uma pessoa atualizada, atenta e interessada. Esse item está diretamente relacionado com os estudos, mas não fica limitado a isso: ser observador e saber ouvir também são atividades essenciais.

7. Saiba se comunicar

(Fonte: Pexels)

Ter boas ideias e opiniões é importante, mas saber expressar tudo isso é essencial. É importante falar bem em público ou ao menos tentar reduzir a timidez nesses momentos, seja com a própria equipe, seja com superiores.

Além disso, a comunicação acertada o faz dizer exatamente o que quer e ser reconhecido como uma voz ativa no ambiente, além de contribuir para o já citado networking.

Você consegue!

Agora que você tem uma série de dicas valiosas para se destacar no mercado de trabalho, além do currículo, verifique quais são as habilidades que você já desenvolve, aprimore aquelas que ainda precisam evoluir e busque ainda mais alternativas para ser lembrado durante um processo seletivo ou até promoção. Chegou a hora de colocar a mão na massa!