A importância do nutricionista em um mundo de influencers

Parece muito fácil. É só acessar o YouTube ou abrir o aplicativo do Instagram e encontrar centenas de mulheres magras e homens musculosos oferecendo dicas e dietas para que você possa se parecer com eles.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

E vale tudo: perder peso em X dias, dieta paleolítica, cetogênica, low carb, suplementos alimentares, proteínas em pó etc. O fato é que a maioria dessas pessoas não têm nenhum tipo de formação acadêmica na área, nem capacidade para instruir alguém em sua alimentação. Essa função é de um profissional importantíssimo de saúde: o nutricionista.

Confira abaixo os motivos pelos quais você deve procurar um nutricionista ao decidir mudar os seus hábitos alimentares:

Conhecimento único

Nutricionistas estudam todas as funções fisiológicas dos seres humanos. Aprendem sobre as necessidades, particularidades e peculiaridades de nossos corpos. Entendem quais nutrientes, vitaminas e minerais devem ser consumidos e suas respectivas proporções. Buscam o equilíbrio entre frequência de refeições, exercícios físicos e períodos de descanso, sempre levando em conta aspectos como idade, sexo, peso, altura, doenças, limitações físicas e objetivos de cada paciente.

Atendimento personalizado

Ainda que influenciadores digitais tenham suas próprias experiências positivas com dietas, isso não significa que estejam aptos a ajudar outras pessoas, muito menos pela internet, sem nenhum tipo de contato prévio. Já o nutricionista sempre prepara um atendimento personalizado de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, depois de realizar avaliações físicas e solicitar exames complementares.

Acompanhamento contínuo

Os nutricionistas, além de fornecerem avaliações e dietas personalizadas e específicas para cada um, fazem o acompanhamento individual de seus pacientes. Mudanças na alimentação afetam cada pessoa de formas diferentes, por isso é muito importante que o nutricionista siga observando a adaptação; assim, é possível fazer os ajustes que se mostrem necessários ao longo do caminho.

Foco na saúde

O que grande parte dos influenciadores vendem é uma imagem muitas vezes impossível de alcançar, o que pode ser bem prejudicial, tanto para a saúde física quanto para a mental. Por outro lado, os profissionais da nutrição sempre buscarão ajudar os pacientes a atingirem seus objetivos sem deixar a saúde de lado. Perder peso e medidas pode ser atraente de imediato, mas, em longo prazo, uma dieta equilibrada às suas necessidades trará muito mais benefícios.

Profissionalismo e segurança

A maior vantagem de ir a um nutricionista, em vez de seguir dietas da moda ou dicas de influenciadores, é a certeza de ser atendido por um profissional. Nutricionistas têm estudo, são registrados nos conselhos regionais e seguem um código de ética. Caso você sinta que algo está errado, contará com a segurança de ter a quem recorrer e buscar informações; no entanto, isso nunca ocorrerá com youtubers e instagrammers, que não se responsabilizam por qualquer prejuízo eventualmente causado por suas dicas e seus vídeos.

Em resumo, não coloque a sua saúde em risco por causa de pessoas que não conhecem você nem a sua realidade. Procure um profissional de nutrição para ajudar você a atingir os seus objetivos sem comprometer a sua integridade física.

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Nutrição.

920cookie-checkA importância do nutricionista em um mundo de influencers