Estudar é essencial para relembrar conteúdos aprendidos, fixar matérias de vez na memória e realizar exercícios para dominar fórmulas e problemas das mais variadas disciplinas. Mas fazer isso vai muito além de simplesmente ler bastante: é preciso ter foco, concentração e muito empenho para fazer as horas de aprendizado valerem a pena. Para isso, você pode seguir algumas técnicas rápidas para aprimorar os seus estudos.

As dicas são aparentemente simples, mas podem fazer toda a diferença e ajudar na hora de manter a tranquilidade para alcançar o melhor resultado possível na hora da prova.

1. Estudar com antecedência

(Fonte: Giphy)

Planejamento é a palavra-chave para o início de um período de estudos, então tenha sempre um calendário próximo para saber quanto tempo falta para a realização da prova e em que dias da semana você tirará folgas.

Quanto antes você começa a estudar, melhor; afinal, é mais tempo para cobrir todos os conteúdos possíveis, tirar dúvidas com professores e realizar exercícios.

2. Ambiente livre de distrações

(Fonte: Giphy)

O lugar dos estudos define boa parte do seu foco e deve ser muito bem escolhido. Primeiramente, o ambiente precisa ser organizado, arejado e bem iluminado, próprio para que você permaneça quanto tempo for necessário.

Evite ao máximo as distrações. Deixe eletrônicos de lado mantenha o celular fora do campo de visão ou até mesmo desligado. No caso de estudos no computador, desligue a conexão para resistir às tentações de acessar redes sociais ou navegar pela internet.

Ouvir música não é proibido, mas antes teste o seu foco de acordo com o volume e até o idioma do que será colocado para tocar. Às vezes, ouvir faixas instrumentais é o mais indicado, pois as letras podem dificultar a sua concentração.

3. Estômago cheio, mas nem tanto

(Fonte: Giphy)

A alimentação pode parecer menos importante quando você quer passar horas trancado no quarto com os livros, mas é exatamente o contrário. As refeições diárias se transformam em energia para que o aluno vença as sessões de estudo e tenha vontade de continuar.

O café da manhã é importante para manter o apetite controlado e possibilitar bom rendimento logo no início do dia. As refeições precisam ser reforçadas, mas tenha cuidado para não exagerar no almoço, pois a digestão de alimentos pesados ou muito gordurosos pode prejudicar o desempenho nas horas seguintes.

Durante os estudos, não se esqueça de deixar um lanchinho mais leve por perto, junto de água para se manter sempre hidratado.

4. Escrever ajuda a memorizar

(Fonte: Giphy)

Uma técnica bem aceita para memorizar os conteúdos é escrever o máximo possível, seja em exercícios, seja na produção de resumos. Tenha sempre em mãos papel e caneta para fazer esquemas, repetir fórmulas ou nomes e fixar os detalhes de uma matéria.

Além disso, revisar os ensinamentos de uma disciplina logo depois da aula também é uma boa estratégia, já que o conteúdo ainda está "fresco" e é relembrado de forma mais orgânica.

5. Crie uma rotina de estudos

(Fonte: Giphy)

Quanto mais uma tarefa se tornar natural, melhor. Por isso, procure estabelecer uma rotina bem definida para revisar conteúdos, com hora para começar e terminar. Encontre o melhor período possível do dia para estudar, descobrindo aquele momento em que você está bem concentrado e rende mais.

Procure também definir metas, objetivos e pequenas recompensas. Isso ajuda a acompanhar as próprias conquistas, traçar estratégias e continuar animado até a hora do vestibular.

6. Fique dentro do seu limite

(Fonte: Giphy)

A vontade de estudar e passar no vestibular pode ser alta, mas o seu corpo precisa ser respeitado! Mantenha um ciclo regular de sono e observe os seus limites, o que significa descansar ou desacelerar quando for necessário.

Horários de sono devem ser seguidos à risca, especialmente nos dias anteriores à prova. Controle o cansaço físico, pois isso também reflete no desempenho da sua concentração: fazer exercícios físicos durante o dia é muito recomendado, mas não exagere, para ter energia também para os livros.

7. Mantenha a autoestima

(Fonte: Giphy)

Se você está disposto a seguir todas essas dicas, há mais uma que precisa ser levada em conta: não desista! Tenha em mente o seu objetivo final, continue focado ao longo das semanas e faça a prova com confiança.

A recompensa virá depois do trabalho duro e, após conquistar a tão sonhada vaga na faculdade, você agradecerá a si mesmo por ter se empenhado tanto nos estudos.