6 problemas ambientais urbanos que caem no vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Problemas ambientais urbanos são alguns dos conteúdos que aparecem nas provas de vestibular e Enem na área de Geografia. Para que você tenha um bom desempenho no teste, é preciso estar atento às principais notícias do segmento.

De onde surgiram?

O crescimento sem planejamento das cidades e a expansão industrial fizeram com que diversas mudanças drásticas acontecessem na natureza, resultando em problemas ambientais severos no solo, na água e no ar.

A revolução industrial modificou a relação do homem com o trabalho, aumentando o sistema produtivo dentro das empresas. Como consequência, as cidades cresceram de maneira desenfreada, com muitas pessoas deixando o campo e indo para as cidades. Além disso, as indústrias começaram a ocupar mais espaços, desmatando mais áreas e emitindo mais fumaça e gases.

Em relação à população, também foi nesse período que houve aumento de desemprego, pobreza, ocupação de áreas mais pobres, mão de obra barata, surgimento de doenças e superlotação nas cidades.

6 problemas ambientais mais comuns

Nas grandes capitais, é fácil visualizar os problemas ambientais que, além de terem efeitos irreversíveis no planeta, muitas vezes prejudicam a rotina da população e até espalham doenças.

Veja quais são os problemas ambientais mais comuns.

1. Enchentes

Resultado de imagem para enchentes gif

Casos de enchente são comuns em grandes cidades. Isso acontece devido à impermeabilização do solo urbano, que recebe asfalto e cimento. Essa combinação de materiais não deixa a água penetrar e faz com que ela se acumule sobre o solo, transbordando e causando inundações. Outros motivos são os aterramentos para construção civil e o entupimento de bueiros, ocasionado muitas vezes pelo descarte incorreto de lixo ou pela falta de saneamento e coleta seletiva de lixo.

2. Lixo

Resultado de imagem para lixo na rua gif

Apenas no Brasil, são produzidas quase 100 mil toneladas de lixo doméstico por dia. O aumento da população e a falta de recursos para fornecer um tratamento adequado para resíduos sólidos causa acúmulo em lixões ou terrenos abandonados, o que ocasiona graves problemas no solo, na água e no ar. Além disso, os lixos produzem gases e substâncias tóxicas e nocivas.

3. Esgoto em rios, canais e mares

Resultado de imagem para dirt in the sea gif
(Fonte: Giphy)

Além de causar a morte de diversas espécies quando depositado em rios, canais e mares, o esgoto doméstico reduz a qualidade da água, tornando-a imprópria para uso. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), mesmo com o avanço no saneamento, o Brasil ainda joga na natureza 55% do esgoto que coleta.

4. Poluição sonora

Resultado de imagem para noise  gif
(Fonte: Giphy)

A poluição sonora ocorre quando um som ultrapassa o limite auditivo normal. A longo prazo, o barulho pode causar diversos danos à saúde, como estresse, insônia, zumbidos e surdez. Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), 10% da população mundial está exposta a níveis de pressão sonora que podem ocasionar perda auditiva. Nas cidades, a poluição sonora mais comum vem de carros, obras, indústrias e atividades de lazer.

5. Poluição visual

Resultado de imagem para many street signs gif

A poluição visual se tornou tão problemática no País que algumas cidades criaram leis para limitar o uso desse tipo de comunicação em espaço urbano. Outdoors, placas, cartazes, telões, painéis, faixas e luzes são alguns dos exemplos de poluição visual. Além de se tornarem lixo após o uso, esses itens podem acarretar problemas de saúde, como cansaço visual e irritabilidade e até causar acidentes por distrair os motoristas. Em São Paulo, a Lei Cidade Limpa (Lei n. 14.223/2006) tem como objetivo preservar a memória cultural e histórica da cidade, mantendo a paisagem mais limpa e ordenada, sem tantos anúncios publicitários.

6. Emissão de gases e poluição do ar

Resultado de imagem para traffic street gif
(Fonte: Giphy)

Um dos problemas mais graves para a saúde da população é a contaminação do ar. Emissão de gases por automóveis e fábricas, por exemplo, afetam a qualidade do ar, intensificam o calor nas cidades e aumentam o efeito estufa. Esse tipo de poluição causa doenças respiratórias, inversão térmica, ilhas de calor etc. De acordo com um relatório da OMS, cerca de 7 milhões de pessoas no mundo morrem, anualmente, por problemas ocasionados pela contaminação do ar.

Saber quais são os principais temas de Geografia que podem cair no vestibular ajuda a garantir uma boa nota e conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade.

660cookie-check6 problemas ambientais urbanos que caem no vestibular