O vestibular exige o estudo intenso de muitas disciplinas; são tantos temas para revisar que muitos estudantes não sabem nem como começar a estudar. Por isso, acabam estudando sem qualquer critério, só quando se lembram de fazer isso.

(Fonte: Giphy)

Mas o segredo para passar na prova é a organização. Confira abaixo algumas dicas de como se organizar no período pré-vestibular.

1. Entenda seu tempo

(Fonte: Giphy)

O primeiro passo para se organizar no período pré-vestibular é saber como otimizar seu tempo, e, para fazer isso, é preciso definir quanto tempo exatamente você tem. Comece fazendo uma tabela de segunda-feira a domingo, marcando todos os seus compromissos (escola, aulas extracurriculares, trabalho) e seu tempo de descanso e lazer.

Sabendo quanto tempo você tem para estudar durante a semana, é possível criar um cronograma mais realista, considerando intervalos para descansar, comer, socializar etc. Atualize sua planilha todas as semanas para que ela esteja de acordo com as suas necessidades. Tem consulta no dentista no mesmo horário que era para estudar Física? Remaneje os horários.

2. Não atrase matérias

(Fonte: Giphy)

Se você faz cursinho pré-vestibular ou se está no último ano do Ensino Médio, priorize suas aulas do dia. No contraturno, revise as matérias, faça as tarefas de casa e não deixe nada para depois.

Atrasar as disciplinas pode prejudicar sua organização ao longo da semana – e é ótimo aproveitar as informações fresquinhas para fazer resumos, resolver problemas e aprender mais.

3. Crie uma rotina

(Fonte: Giphy)

Muitas pessoas não conseguem criar uma rotina de estudos superorganizada porque suas obrigações não permitem. Mas tente chegar o mais perto possível: durma, acorde e coma sempre nos mesmos horários para que seu corpo se acostume com o ritmo de estudos.

Assim, quando chegar a hora de estudar, você estará descansado, bem alimentado e muito mais disposto para aprender.

4. Organize as disciplinas

(Fonte: Giphy)

Mesmo que algumas matérias tenham um peso maior para o curso que você quer fazer, é sempre importante estudar todas elas e garantir uma nota acima da média. Mas, para isso, é preciso organizar os assuntos de modo que todos sejam bem aproveitados.

Por exemplo, estudar apenas uma disciplina por 4 horas seguidas pode ser um problema. Com o tempo, você começa a se desconcentrar e não consegue mais prestar atenção, por isso muitos especialistas recomendam que estudos de áreas diferentes sejam intercalados, como Português e Matemática, História e Química, Inglês e Física etc.

Outra dica importante nesse quesito é tentar dedicar o momento do dia em que você tiver mais disposição para as disciplinas em que tem mais dificuldade. Descubra quando você está mais atento e concentrado para, então, designar esse tempo para aquelas matérias que são mais difíceis de entender; assim você aproveita melhor seu tempo.

E não se esqueça de que a redação é muito importante e deve ser estudada e praticada. Se você está na escola ou no cursinho, peça que os professores corrijam suas redações; se não, peça a ajuda de amigos ou familiares. Separe um tempo toda semana para se dedicar a isso.

5. Tenha os materiais preparados

(Fonte: Giphy)

Quando você quer estudar, mas tem que procurar os materiais certos, acaba ficando sem motivação antes mesmo de começar. Deixe todos os seus livros e apostilas no mesmo lugar, tenha lápis e caneta sempre à mão, faça o download de provas passadas e vídeos que possam ajudá-lo e os mantenha-os na mesma pasta no computador.

Com essa organização prévia, você pode se concentrar apenas em estudar e, começando com o pé direito, consegue se dedicar muito mais aos estudos.

6. Respeite seus limites

(Fonte: Giphy)

A organização para estudar no período pré-vestibular não diz respeito somente à prova, mas também a respeitar seus limites e saber a hora de parar. Sua saúde deve ser uma prioridade para garantir que você sempre terá disposição para os estudos. Por isso, faça pausas regulares enquanto estuda.

Teste os métodos que preferir, mas nunca estude por mais de 1 hora sem fazer pausas. Além disso, não tente passar a noite toda acordado para estudar e ir para a aula pela manhã, pois virar a noite atrapalha toda a sua rotina e só prejudica o seu desempenho no dia seguinte.

O descanso é essencial, assim como ter uma vida social, alimentar-se bem e praticar exercícios físicos. Quando for se organizar para o vestibular, prepare-se para se manter saudável nesse período.

Com essas dicas de organização e colocando sua saúde em primeiro lugar, você chegará ao dia da prova com muita disposição, motivação e conhecimento.


Gostou desse conteúdo? Entenda como funciona o vestibular do Mackenzie