O dia do vestibular ou de outras provas importantes está chegando? Então é hora de você mergulhar nos estudos para dominar o conteúdo e sair com o melhor resultado possível nos testes. Mas estudar é uma tarefa que pode ser cansativa e não render tanto assim se não for realizada da melhor maneira possível.

Felizmente, há técnicas, métodos e dicas que podem melhorar o seu desempenho durante leituras, resumos e resolução de exercícios, além de aumentar o seu foco e a sua concentração, otimizando o tempo dedicado aos livros.

Você está pronto para começar essa jornada?

1. Defina um objetivo e não desista

A primeira dica é a mais básica: pergunte a si mesmo a que ponto você quer chegar, qual é o resultado desejado e quais são os passos necessários para cumprir esse objetivo.

(Fonte: Giphy)

Estabelecer metas faz com que você tenha planejamento de longo prazo, busque o melhor desempenho de forma objetiva e comemore ainda mais as boas notícias quando elas chegam. Se dificuldades aparecerem, contorne os obstáculos e dê a volta por cima!

2. Monte uma rotina bem definida

Estabelecer hábitos e criar disciplina faz com que você mantenha o mesmo ritmo durante bastante tempo, transformando a tarefa em algo natural durante o dia.

(Fonte: Giphy)

Planejar quais disciplinas serão estudadas durante a semana e quanto tempo durará a sessão de estudos e até definir o que você fará depois de acabar é importante em termos de organização, além de trazer uma sensação boa de dever cumprido.

3. Faça pausas para descansar

Estudar por bastante tempo é recompensador, mas é ainda mais importante saber a hora de dar uma pausa. Ficar cansado demais pode prejudicar o desempenho nos dias seguintes e até na hora da prova, então saiba controlar bem o tempo e não pense duas vezes em descansar durante leituras ou de um dia para o outro.

(Fonte: Giphy)

Não há uma fórmula secreta aqui: o tempo do intervalo depende de quanto você precisa para voltar renovado às atividades, e isso só é descoberto na prática. As pausas podem ser para cochilar, bater um papo com alguém e se dedicar a atividades de lazer, como assistir a televisão. Não deixe de ver os amigos ou a família nem recuse todos os convites para esfriar a cabeça.

4. Encontre o local ideal

Fixar um conteúdo exige foco e o mínimo possível de distração. Por isso, o lugar para os estudos precisa ser o mais silencioso possível, sem barulho das ruas ou de pessoas conversando. O ambiente pode ser variado: um cômodo em casa ou até uma biblioteca, dependendo da disponibilidade.

(Fonte: Giphy)

Evite deixar aparelhos eletrônicos por perto, para eliminar a vontade de checar mensagens ou redes sociais. Você pode até comunicar aos amigos e parentes que está indisponível no momento reservado aos estudos. A mesa deve estar organizada e limpa, com papéis devidamente separados e só o essencial para a hora dos estudos.

5. Escreva e revise tudo

Crie o hábito de escrever em vez de digitar ou apenas ler. Colocar ideias e conteúdos mais importantes no papel ajuda a fixar informações e faz com que você preste ainda mais atenção no que está fazendo.

(Fonte: Giphy)

Não se esqueça de revisar tudo antes de passar para a próxima disciplina. Rever os pontos básicos de cada matéria, especialmente quando ela ainda está fresca após uma aula ou estudos, também é importante. Isso mantém nomes, fórmulas e explicações sempre na memória.

6. Desenvolva a concentração

Algumas atividades trazem benefícios para a concentração, mesmo que nem pareçam ter a ver com educação. Praticar esportes é um exercício para corpo e mente, além de ajudar a "desligar" um pouco a cabeça em alguns momentos.

(Fonte: Giphy)

Além disso, alimente-se bem, especialmente no café da manhã, para ter energia e aguentar o resto do dia.

Agora que você já tem dicas e técnicas para estudar ainda melhor, prepare-se para revisar todos os conteúdos — e colher os frutos depois do vestibular.